Prevenir ou morrer na praia? Compartilhando a visão de docentes sobre a redução de riscos e desastres no litoral norte paulista

Autores

  • Rafael da Silva Damasceno Pereira Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-2122-7549
  • Danilo Pereira Sato Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-8127-7922
  • Beatriz Ferreira Luna Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
  • Victoria Caroline de Souza Alves Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
  • Patrícia Mie Matsuo Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-9121-0542
  • Allan Yu Iwama Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Sidnei Raimundo Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-2182-9593

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13510

Palavras-chave:

Educação em Redução de Riscos de Desastres, Gestão de Riscos, Mudanças Climáticas, Resiliência Comunitária

Resumo

A

A percepção de desastres por comunidades afetadas tem ganhado espaço enquanto estratégia de envolvimento local para redução de riscos de desastres. Considerados atores-chave para estimular a resiliência em comunidades escolares, os participantes desta pesquisa foram as(os) professoras(es) da rede pública do Litoral Norte paulista. A partir da aplicação de um questionário, foi possível identificar que, além de valorizar o envolvimento de múltiplos atores e a fixação de compromissos compartilhados para prevenir os desastres, as(os) professoras(es) podem favorecer a integração da escola no ciclo das políticas de gestão de riscos de desastres, processo que depende de mais oportunidades que valorizem seu papel no desenvolvimento da resiliência comunitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael da Silva Damasceno Pereira, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Discente do Bacharelado em Gestão Ambiental.

Beatriz Ferreira Luna, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Discente do Bacharelado em Gestão Ambiental.

Victoria Caroline de Souza Alves, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Bacharela em Gestão Ambiental.

Patrícia Mie Matsuo, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa Interunidades em Ensino de Ciências.

Allan Yu Iwama, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor visitante pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA).

Sidnei Raimundo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Professor Associado.

Referências

ABREU, N. J. A.; ZANELLA, M. E.; MEDEIROS, M. D. de. O papel da Educação Ambiental no desenvolvimento da percepção dos riscos de inundações e prevenção de acidentes e desastres naturais. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 11, n. 1, p. 97–107, 2016.

BIASOLI, S.; SORRENTINO, M. Dimensões das Políticas de Educação Ambiental: A necessária inclusão da política do cotidiano. Ambiente & Sociedade [online]. 2018, v. 21, e 00144.

BRODY, S. D.; ZAHRAN, S.; VEDLITZ, A.; GROVER, H. Examining the relationship between physical vulnerability and public perceptions of global climate change in the United States. Environmental and Behavior, v.40, n.1, p.72-95. 2008.

CARNIATTO, I. et al. Propostas de Políticas Públicas em Educação Ambiental, Mudanças Climáticas e Redução de Riscos de Desastres no Brasil. In: GUERRA, A.F.S.; FIGUEIREDO, M.L. (Org) Diálogos de Saberes e Fazeres: Uma releitura dos 25 anos da trajetória da Educação Ambiental brasileira. São José: ICEP, 2016, p. 253-277.

DI GIULIO, G. M.; VASCONCELLOS, M. P. Contribuições das Ciências Humanas para o debate sobre mudanças ambientais: um olhar sobre São Paulo. Estudos Avançados 28 (82), 2014.

ELENWO, E.I; ONABANJO, L.A. Perception of Teachers on the Inclusion of the Disaster-Risk-Reduction (DRR) Strategy in Schools Curriculum in Port Harcourt Metropolis, Rivers State Nigeria. International Journal of Latest Research in Humanities and Social Science, v.2, 3, p. 75-86, 2019.

GONZÁLEZ-GAUDIANO, E. J.; MALDONADO-GONZÁLEZ, A. L. Amenazas y riesgos climáticos en poblaciones vulnerables. El papel de la educación en la resiliencia comunitaria. Teoría De La Educación. Revista Interuniversitaria, v.29, n.1, 2017

GOTO, E. A.; PICANÇO, J. L. The role of risk perception outreach courses in the context of Disaster Risk Management: The example of São Paulo city, Brazil, International Journal of Disaster Risk Reduction, v. 60, 2021.

IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Aquecimento Global de 1,5°C: sumário para formuladores de políticas públicas. Tradução de Mariane Arantes Rocha de Oliveira. Brasil: MCTIC, 2019. Disponível em: <https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2019/07/SPM-Portuguese-version.pdf>. Acesso em: 04 out. 2022.

IPCC, 2021: Summary for Policymakers. In: Climate Change 2021: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [MassonDelmotte, V., P. Zhai, A. Pirani, S. L. Connors, C. Péan, S. Berger, N. Caud, Y. Chen, L. Goldfarb, M. I. Gomis, M. Huang, K. Leitzell, E. Lonnoy, J. B. R. Matthews, T. K. Maycock, T. Waterfield, O. Yelekçi, R. Yu and B. Zhou (eds.)]. Cambridge University Press. In Press. Disponível em: <https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1/downloads/report/IPCC_AR6_WGI_SPM.pdf>. Acesso em: 04 out. 2022.

IWAMA, A. Y.; BATISTELLA, M.; FERREIRA, L. DA C. Riscos geotécnicos e vulnerabilidade social em zonas costeiras: desigualdades e mudanças climáticas. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 4, p. 251–274, dez. 2014.

KASPERSON, J. X. et al. The social amplification of risk: Assessing 15 years of research and theory. In: KASPERSON, R. E.; KASPERSON, J. X. (Ed.) The social contours of risk: publics, risk communication and the social amplification of risk. London: Earths- can, 2005.

MARANDOLA JR., E.; et al. Crescimento urbano e áreas de risco no litoral norte de São Paulo. Revista Brasileira de Estudos de População (Impresso), v.30, p.35-56, 2013.

MARCHEZINI, V. ; LONDE, L.R. Looking to future perceptions about climate change in Brazil: What children? teachers think, learn and teach about?. Natural Hazards, p. 10.1007/s11069-, 2020.

MARCHEZINI, V. MUÑOZ, V. A. TRAJBER, R. l. Vulnerabilidade escolar frente a desastres no Brasil. Territorium, [S. l.], n. 25(II), p. 161–178, 2018.

MATSUO, P. M. et al. "Levantando a lebre " da Redução de Riscos e Desastres: aprendizagens da campanha #Aprenderparaprevenir. Revista Humanidades e Inovação v.8, n.4, 2021.

MATSUO, P. M. et al. Redução de riscos de desastres na produção sobre Educação Ambiental: um panorama das pesquisas no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, Rio Claro, v. 14, n. 2, p. 57-71, 2019.

MATSUO, P. M.; SILVA, R. L. F. Desastres no Brasil? Práticas e abordagens em educação em redução de riscos e desastres. Educar em Revista, [S.l.], out. 2021.

MEROLA, V. F. M. et al. Risco de Desastres e “Cidades Resilientes” à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS): o caso de Santos – SP. — Estudos Avançados, Setembro, 2021.

MINAYO, M. C. S. Técnicas de pesquisa. In: MINAYO, M. C. S. O Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Hucitec, 2004.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Panorama da conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos no Brasil. Brasília: MMA/SBF/GBA, 2010.

MOLINA, E. C. et al. Resiliencia en docentes: una vía para mejorar capacidades de las poblaciones ante inundaciones agravadas por el cambio climático. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 55, p. 1445-1464, out./dez. 2017.

MOURA-SILVA, G. M.; MOREIRA, C. A.; GOMES, H. B.; FAUSTINO, M. T.; BOTELHO, M.; DOMINGOS, N. B. ; SILVA, N. F.; MATSUO, P. M.; SILVA, R. L. F. Criação, investigação e validação coletiva de um curso de formação continuada em biodiversidade. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, XII ENPEC, 2019.

NICHOLLS, R.J. CAZENAVE, A. Sea-level rise and its impact on coastal zones. Science, 328, 1517-1520, 2010.

OLIVEIRA, N.R.; SANTOS, C.R.; TURRA, A. Percepção ambiental como subsídio para gestão costeira da Baía do Araçá, Litoral Norte do Estado de São Paulo, Brasil. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 44, Edição especial: X Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro, p. 140-163, 2018.

SANTANA, G. R. de A.; SANTOS, E. B.; GRACIOLI , C. R. Educação Ambiental e Risco de Desastres Naturais: Análise Integrada da Percepção de Alunos e Professores de uma Escola em Macaé (RJ). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 3, p. 174–184, 2021.

SAUVÉ, L. Educación científica y educación ambiental: un cruce fecundo. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 28 (1), 5-18, 2010.

SELBY, D; KAGAWA, F. Disaster Risk Reduction in School Curricula: Case studies from thirty countries. Genebra: UNESCO/UNICEF, 2012.

SERRAO-NEUMANN, B. et al. Future Coastal Population Growth and Exposure to Sea-Level Rise and Coastal Flooding – A Global Assessment. PLOS ONE, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e0118571, 2015.

SOUZA, K. R. G.; LOURENÇO, L. A evolução do conceito de risco à luz das Ciências Naturais e Sociais. RISCOS – Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, Territorium, 22, 2015.

SULAIMAN, S. N.; JACOBI, P. R. Os desafios e potencialidades da articulação entre Educação Ambiental e prevenção de desastres naturais no Brasil. In: 36ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2013. Anais da 36ª Reunião Anual da ANPED. Goiás: UFG, 2013.

SULAIMAN, S. N.; ALEDO, A. Desastres naturais: convivência com o risco. Estudos Avançados, 30(88), 2016, p.11-23.

SULAIMAN, S. N.; et al. Educação e engajamento social na construção de comunidades e cidades resilientes. In: SULAIMAN, S. N. (Coord.) GIRD+10 Caderno Técnico de Gestão Integrada de Riscos e Desastres. 1ed, Brasília, DF: Ministério Desenvolvimento Regional: Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, 2021.

TRAJBER, R. Educação Ambiental, mudanças climáticas e prevenção de desastres: por políticas públicas emergentes e emergenciais. In: GUERRA, A.F.S.; FIGUEIREDO, M.L. (Org) Diálogos de Saberes e Fazeres: Uma releitura dos 25 anos da trajetória da Educação Ambiental brasileira. São José: ICEP, 2016, p. 253-277.

TRAJBER, R.; WALKER, C.; MARCHEZINI, V.; KRAFT, P.; OLIVATO, D.; HADFIELD-HILL, S. ZARA, C. MONTEIRO, S. F. Promoting climate change transformation with young people in Brazil: participatory action research through a looping approach. Action Research. 2019.

UNITED NATIONS OFFICE FOR DISASTER RISK REDUCTION (UNISDR). Global Assessment Report on Disaster Reports on Disaster Risk Reduction (GAR), Risk Reduction Making Development Sustainable: the future of disaster risk management. Geneva, Switzerland: UNISDR. 2015, 352p.

VEYRET, Y. Os Riscos: O homem como agressor e vítima do meio ambiente. Contexto, São Paulo, 2007.

WEBER, E. U. What shapes perceptions of climate change? Wires Climate Change, v.1, p.332-42, 2010.

WILCHES-CHAUX, G. La vulnerabilidad global. In: MASKREY, A. (Org.) Los desastres no son Naturales. Panamá, Red de estudios Sociales en Prevención de Desastres en America Latina (La Red), 11-44.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

Pereira, R. da S. D., Sato, D. P., Ferreira Luna, B., de Souza Alves, V. C., Matsuo, P. M., Iwama, A. Y., & Raimundo, S. (2022). Prevenir ou morrer na praia? Compartilhando a visão de docentes sobre a redução de riscos e desastres no litoral norte paulista. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(6), 151–169. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13510

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-02-17
Aceito: 2022-09-16
Publicado: 2022-12-01