Análise da percepção ambiental dos moradores da Comunidade Rural São José, Breves (PA)

Autores

  • Denilda Silva Costa Instituto Federal do Pará.
  • Heibe Barreiros Instituto Federal do Pará
  • Andréia Silva Costa Instituto Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12749

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Comunidade Rural, Percepção, Meio Ambiente

Resumo

Este trabalho teve por objetivo conhecer o perfil sociobiográfico, as percepções dos moradores sobre questões ambientais e a destinação final dos resíduos sólidos produzidos na comunidade rural São José, no município de Breves-Pará. Adotou-se o tipo de pesquisa participava e a análise dos dados teve caráter quantitativo e qualitativo. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas individuais com 15 chefes de família. Os resultados indicam que os moradores tem noções básicas sobre Educação Ambiental, percebem e respondem com facilidade às questões sobre poluição ambiental e definem de forma simples os conceitos de lixo e resíduos sólidos. Entretanto, 93,3% dos moradores queimam os resíduos, mostrando que é necessário o cumprimento por parte da prefeitura municipal do Plano Municipal de Educação Ambiental.

Biografia do Autor

  • Heibe Barreiros, Instituto Federal do Pará

    Graduado em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará (2018), cursando Especialização em Agroextrativismo Sustentável.

  • Andréia Silva Costa, Instituto Federal do Pará

    Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. 

Referências

ABRELPE. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2020. Abrelpe. 2020. Disponível em: <https://abrelpe.org.br/panorama-2020/>. Acesso em 18 set, 2021.

ASSAD, L. Apresentação - lixo: uma ressignificação necessária. Ciência e Cultura. vol.68, no.4, p.22-24. Dez 2016.

BAPTISTA, V.F. A Ameaça do Leviata: O mito da governança pública na coleta seletiva na cidade do Rio de Janeiro. 1.ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2018.

BRASIL. Lei Nº 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 25 mar 2021

BRASIL. LEI 12.305 A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). 2010. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos.>. Acesso em: 24 mar 2021

CARDOSO F.C.I.; CARDOSO J.C.C. O problema do lixo e algumas perspectivas para redução de impactos. Revista Ciência e Cultura. v.68.n.04. p.25-29. Dez 2016.

CAPANEMA, M. A. TSGA Módulo 3 Resíduos Sólidos. In: BELLI FILHO, P. (Org.). Saneamento Rural. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014. p. 43.

CEMPRE. Compromisso Empresarial para Reciclagem. Anuário de Reciclagem 2017-2018. LCA, Pragma e ANCAT. 2018. 56p. Disponível em: <https://cempre.org.br/wp-content/uploads/2020/11/2-Anu%C3%A1rio-da-Reciclagem.pdf>. Acesso em 19 de set, 2021.

FIDELIS-MEDEIROS, F. H.; LUNARDI, V. O.; LUNARDI, D. G. Proposta de Gestão Adequada de Resíduos Sólidos Domiciliares em Comunidades Rurais Utilizando Análise Espacial. Revista Brasileira de Geografia Física. v.13.n. 02. 2020.

FREITAS, M. C. C.; GONÇALVES, T. D.; BARRETO, C. A.; SANTOS, G. B.; FREITAS, A. C. G. A. Diagnóstico da Gestão de Resíduos Sólidos no Transporte Hidroviário do Município de Breves (PA). Revista Brasileira de Educação Ambiental. v.14. n. 1. p.222-244. São Paulo. 2019

GIL, A.C. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2012.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. Atlas, 2017.

GUIMARÃES, R.; FONTOURA, Y. Desenvolvimento sustentável na Rio+20: discursos, avanços, retrocessos e novas perspectivas. CADERNOS EBAPE.BR. v. 10, nº 3, artigo 3, p.508-532. Rio de Janeiro, Set, 2012.

GUIOMETTI, A.L.B.R.; SILVA, T.P. A questão da identidade homem-natureza e suas perspectivas a partir da Educação Ambiental. Revista Sergipana de Educação Ambiental – REVISEA. Vol. 6, N. 1, 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados Brasileiros. 2021. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pa/breves.html>. Acesso em: 24 set, 2021.

INSTITUTO AKATU. Cartilha de Boas Práticas Sustentáveis. Comissão de Responsabilidade Socioambiental. Curitiba: 2016. Disponível em: <http://www.comprasgovernamentais.gov.br/arquivos/sustentabilidade/cartilha_finalizada.pdf.>. Acesso em: 12 ago, 2021.

INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Censo da Educação Básica 2020 Resumo Técnico. INPE, 2021. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6993007>. Acesso em: 20 de abr, 2021.

INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O Futuro que Queremos: Economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza. Cartilha Ilustrada. INPE, 2012. Disponível em: <http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/RIO+20-web.pdf>. Acesso em: 20 de abr, 2021.

KLEIN, F. B.; GONÇALVES-DIAS, S. L. F.; JAYO, M. Gestão de resíduos sólidos urbanos nos municípios da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê: uma análise sobre o uso de TIC no acesso à informação governamental. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v.10. n. 01. jan./abr. 2018.p.140-153

KUNHEN, A. Meio Ambiente e vulnerabilidade: A percepção ambiental de risco e o comportamento humano. Revista Geografia. v.18. n. 2. p.37-52. ISSN: 0102-3888. Londrina. 2009.

KRZYSCZAK, F.R. As Diferentes Concepções de Meio Ambiente e suas Visões. Revista de Educação do Ideau, v.11. n. 23. p 1-17, 2016.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. 8ª ed. São Paulo. Atlas, 2017.

LE PRESTRE, P. G. Ecopolítica internacional. São Paulo: Senac-SP, 2005.

LOPES, W. S.; NERY, G. K. M; MAGALHÃES, A. G.; MELLO, A. C. P. Oficina De Reúso de Efluentes como Ferramenta de Sensibilização Ambiental com Agricultores no Semiárido. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo. v. 16, Nº3. p.224-236, 2021. ISSN: 1981-1764.

MARCATTO, C. Educação Ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002. 64p. Disponível em: <http://www.mpap.mp.br/images/CAOP-meio-ambiente/Educacao_Ambiental_Conceitos_Principios.pdf>. Acesso em: 17 set, 2021.

MELAZO, G.C. Percepção Ambiental e Educação Ambiental: Uma Reflexão sobre as Relações Interpessoais e Ambientais no Espaço Urbano. Olhares & Trilhas. ano:VI. n.6. p. 45-51. Uberlândia. 2005.

NASCIMENTO, E.K.A.; CAMACHO, R.G.V.; SOUZA, D.N.N. Análise da Percepção Ambiental na Comunidade De Cacimba Funda (CE). Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo. v. 16, Nº 4. p.10-17, 2021.

OLIVEIRA, L. D. Da Eco-92 à Rio +20: uma breve avaliação de duas décadas. Boletim Campineiro de Geografia, v.2, n. 3, 2012.

OLIVEIRA, L.D. Rio + 20: Reflexões sobre geopolítica e ideologia. Espaço e Economia- Revista Brasileira de Geografia econômica, v.4, ano: II, , 2014.

OLIVEIRA, S.S.; SANTOS, A.S.M. A problemática dos resíduos sólidos na área rural: o caso da agrovila de Mocambo do Arari, Parintins-AM. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Graduação-Universidade do Estado do Amazonas. 2017. Disponível em: <http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/703>. Acesso em: 16 ago, 2021.

PARFITT, C.M. Áreas de preservação do ambiente natural urbano, segregação e impacto nas paisagens e na biodiversidade: estudo de caso de pelotas r.s. Revista R. Ra’e Ga. Vol. 37, p. 7-36. ago, 2016.

PATRIARCHA-GRACIOLL, S.R.; ZANON, A.M. Reflexões acerca da literatura infantil e Educação Ambiental. Revista Educação Ambiental em Ação. V. xx, n. 60. 2017.

PASSOS, P. N. C. A conferência de Estocolmo como ponto de partida para a proteção internacional do meio ambiente. Direitos Fundamentais e Democracia, v. 6, p. 1-25, 2009.ISSN:1982-0496.

POTT, C.M.; ESTRELA, C.C. Histórico ambiental: desastres ambientais e o despertar de um novo pensamento. Revista Estudos Avançados, Vol. 31, n. 89. 2017.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BREVES, 2011. Plano Diretor Participativo do Município de Breves 2011-2020. Breves-PA. 62p.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BREVES, 2017. Plano Ambiental Municipal. Breves-PA. 33p.

PRESA, D.L. Impacto Ambiental: agentes causadores e suas consequenciais. 2011. Monografia (Especialização em Educação no Campo) – Universidade Federal do Paraná, Matinhos, 2011.

REIGOTA, M. Meio Ambiente e Representação Social. 8. ed. São Paulo, Cortez, 2012. (coleção questões da nossa época).

SÁ, M.A.; OLIVEIRA, M.A.; NOVAES, A.S.R. A importância da Educação Ambiental para o ensino médio. Revista Brasileira de Educação Ambiental – Revbea. São Paulo, V.10, Nº3. p. 60-68, 2015.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico]. 2ª ed. São Paulo. Cortez, 2017

SILVA, M.G.; ARAÚLO, N.M.S.; SANTOS, J.S. “Consumo consciente”: o ecocapitalismo como Ideologia. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 95-111, jan./jun. 2012.

UNESCO. Programa Internacional de Educação Ambiental. Seminários Internacional de Educação Ambiental. Belgrado, 13-22 de out de 1975. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000027608_spa?posInSet=1&queryId=N-EXPLORE-a2482800-838c-43b6-be87-a82e164c91db Acesso: 17 de set, 2021.

Downloads

Publicado

01-10-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COSTA, Denilda Silva; BARREIROS, Heibe; COSTA, Andréia Silva. Análise da percepção ambiental dos moradores da Comunidade Rural São José, Breves (PA). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 17, n. 5, p. 292–311, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12749. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12749. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2021-09-25
Aprovado 2022-08-07
Publicado 2022-10-01