Percepção dos discentes dos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) sobre sustentabilidade ambiental

Autores

  • José Sérgio Filgueiras Costa Universidade Federal de Sergipe, e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe
  • Injá Francisco de Sousa Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12167

Palavras-chave:

Educação ambiental; Percepção; Sustentabilidade ambiental; Comunicação organizacional.

Resumo

Nesta pesquisa, foi analisada a percepção ambiental dos alunos dos cursos de nível superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado, respondido por 81 alunos. A investigação apontou para uma percepção ambiental negativa dos participantes quanto aos contextos global, nacional, regional e institucional. Ficou evidente a necessidade de incrementar as ações interdisciplinares de Educação Ambiental e aprimorar a comunicação organizacional, a fim de disseminar maior conhecimento sobre o tema e motivar os indivíduos a colaborar com a sustentabilidade ambiental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. Florianópolis: Editora UFSC, 2008.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BELTRAME, T.; BELTRAME, A.; LHAMBY, A.; PIRES, V. Efluentes, resíduos sólidos e Educação Ambiental: Uma discussão sobre o tema. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 20, n. 1, p. 283-294, 2016.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Brasília: DOU de 30/12 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 25 nov. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: DOU de 28/04/1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 27 nov. 2019.

CARVALHO, G. O. Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável: Uma Visão Contemporânea. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental, v. 8, n. 1, p.779-792, 2019.

CAVALCANTE et al. Percepção ambiental de feirantes que realizam atividades econômicas com a produção de óleo residual de cozinha. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 10, p. 83202-83224, oct. 2020.

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2000. 567 p.

CURVELLO, J. J. A. Comunicação interna e cultura organizacional. Brasília: Casa das Musas, 2. ed. rev. e atual., 2012.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental da educação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2007.

Instituto Federal de Sergipe. Programa IFS Sustentável. Disponível em: <http://www.ifs.edu.br/diretoria-de-pesquisa-e-pos-graduacao/ifs-sustentavel>. Acesso em: 8 nov. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE. Projetos Pedagógicos dos Cursos. Disponível em: <http://www.ifs.edu.br/ppc-proen>. Acesso em: 4 ago. 2020.

LIMA, M. Del V. de; LOOSE, E. B.; SCHNEIDER, T. C.; NOGAROLLI, A. F.; LAMBACH, H. F. Os dilemas da Comunicação Ambiental no contexto do desenvolvimento hegemônico. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 11, p. 203-221, set./dez. 2014.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 3. ed., 2009.

MALAFAIA, G.; RODRIGUES, A. S. de L. Percepção ambiental de jovens e adultos de uma escola municipal de ensino fundamental. Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 266-274, jul./set. 2009.

MARIN, A. A. Pesquisa em Educação Ambiental e percepção ambiental. Rev. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 3, n. 1, p. 203-222, 2008.

MIKHAILOVA, I. Sustentabilidade: evolução dos conceitos teóricos e os problemas de mensuração pública. Economia e Desenvolvimento, n. 16, 2004.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0104-12902012000700009>. Acesso: 03 dez. 2019.

PLATAFORMA AGENDA 2030. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <http://www.agenda2030.com.br/ods/4/>. Acesso em: 03 jul. 2019.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013 (e-book). Disponível em: <https://www.feevale.br/institucional/ editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao>. Acesso em: 28 set. 2019.

ROCHA, S. A. Geografia humanista: história, conceitos e o uso da paisagem percebida como perspectiva de estudo. R. RA´E GA, n. 13, p. 19-27, 2007. Curitiba: UFPR, 2007.

RODRIGUES, A. de J. Metodologia Científica. São Paulo: Avercamp, 2006.

RODRIGUEZ, J. M. M. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: Problemática, Tendências e Desafios. 4. ed. Reimpressão/José Manuel Mateo Rodriguez e Edson Vicente da Silva. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2016.

TUAN, Y. F. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL. 1980. In: A contribuição da Percepção Ambiental nos Estudos das Áreas Verdes, RA´E GA, v. 22, p. 238-251, 2011.

Downloads

Publicado

01-06-2022

Como Citar

Costa, J. S. F., & Sousa, I. F. de . (2022). Percepção dos discentes dos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) sobre sustentabilidade ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(3), 305–324. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12167

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2021-05-15
Aceito: 2022-03-22
Publicado: 2022-06-01