Quando uma pandemia expõe as limitações da escola e da Educação Ambiental formal

Autores

  • Gilberto Luiz Alves Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal
  • Simone Batista Mamede Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10868

Palavras-chave:

trabalho didático, educação ambiental formal, manual didático

Resumo

O desafio da transversalidade do tema Meio Ambiente no currículo escolar e a aplicabilidade da Educação Ambiental Formal esbarram em problemas estruturais do modelo da sociedade capitalista. Isso é observado na concepção do material didático proposto por Coménio e na precarização do trabalho do educador escancarada pela pandemia. O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o impacto ensejado pela pandemia de COVID-19 sobre o ensino formal e o trabalho didático, de forma a enfatizar a Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Gilberto Luiz Alves, Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal

Prof. Doutor do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal - UNIDERP

Simone Batista Mamede, Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo

Bióloga, educadora ambiental, Especialista em Educação Ambiental e Ecoturismo pela UFLA, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal, Doutoranda em Meio Ambiente.

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Publicado

31-07-2020

Como Citar

Alves, G. L., & Mamede, S. B. (2020). Quando uma pandemia expõe as limitações da escola e da Educação Ambiental formal. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(4), 175–189. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10868

Edição

Seção

Edição Especial
Recebido: 2020-07-01
Aceito: 2020-07-26
Publicado: 2020-07-31