Educação Ambiental e aves da Caatinga: a construção do conhecimento através de atividades práticas

Authors

  • Randson Santos de Souza Norman Universidade Federal da Paraíba- UFPB
  • Juliana dos Santos Severiano Instituto Federal da Paraíba-IFPB Campus: Picui-PB

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2600

Keywords:

Ensino fundamental, Aprendizagem significativa. Conservação.

Abstract

A pesquisa em questão trata-se da construção do conhecimento de alunos do ensino fundamental sobre Educação Ambiental atrelada a conservação de aves da caatinga. Participaram da pesquisa 18 alunos, com faixa etária entre 8 a 9 anos e foram realizadas atividades dentro da sala de aula. Aplicou-se um formulário semiestruturado com questões discursivas e objetivas e este mesmo foi reaplicado no fim das atividades. Realizaram-se também atividades práticas como jogos e elaboração de bebedouros/comedouros para aves com garrafas PETS. Através do resultado das analises dos formulários e relatos de experiência pode-se verificar que as atividades contribuíram para uma aprendizagem significativa dos alunos na construção de conhecimento sobre as aves da caatinga e práticas de Educação Ambiental.

Author Biographies

  • Randson Santos de Souza Norman, Universidade Federal da Paraíba- UFPB
    Graduado em Ciências Biológicas - UFCG Especialista em Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido - IFPB Mestrando do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade (PPGBio)- UFPB
  • Juliana dos Santos Severiano, Instituto Federal da Paraíba-IFPB Campus: Picui-PB
    Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre e Doutora em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui experiência na área de Ecologia do Fitoplâncton, com ênfase na interação nutrientes-cianobactérias-zooplâncton em ecossistemas aquáticos continentais.

Published

2018-09-30

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

NORMAN, Randson Santos de Souza; SEVERIANO, Juliana dos Santos. Educação Ambiental e aves da Caatinga: a construção do conhecimento através de atividades práticas. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 42–57, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2600. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2600. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2018-06-05
Accepted 2018-08-03
Published 2018-09-30