Teatro de bonecos e Meio ambiente: integrando ciência e arte

Authors

  • Vanessa Oliveira Fernandes Câmara Universidade Federal da Paraíba Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Maria Cristina Basílio Crispim Universidade Federal da Paraíba
  • Gil Dutra Furtado Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2452

Keywords:

Fantoches, Meio Ambiente, Artes

Abstract

Cada vez mais a educação ambiental precisa inovar em suas estratégias educativas para responder os desafios da sustentabilidade. Logo, o teatro de bonecos representa um recurso pedagógico que pode ser facilmente utilizado em espaços não formais. Cada boneco possui um potencial diferenciado frente as técnicas teatrais amplamente diversificadas. Neste sentido, o presente estudo objetiva apresentar algumas variações de fantoches experimentados e suas possibilidades lúdicas para atividades educativas contextualizadas com o meio ambiente. Para tanto, foram confeccionados os fantoches utilizados e elaborados roteiros teatrais. Verificou-se que o fantoche é uma excelente ferramenta lúdica e cada modelo possui características próprias que podem ser adaptadas para a sensibilização ambiental de crianças e adultos.

Author Biographies

  • Vanessa Oliveira Fernandes Câmara, Universidade Federal da Paraíba Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
    Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFPB Especialista em Direito Ambiental e Gestão Pública Municipal Bel. Direito Tec. Em Gestão Ambiental Educadora ambiental
  • Maria Cristina Basílio Crispim, Universidade Federal da Paraíba
    Professora Doutora em Ecologia e Biossistemática Laboratório de Ecologia Aplicada - UFPB
  • Gil Dutra Furtado, Universidade Federal da Paraíba
    Professor Doutor em Psicobiologia Laboratório de Ecologia Aplicada- UFPB

Published

2018-03-09

Issue

Section

Artigos

How to Cite

CÂMARA, Vanessa Oliveira Fernandes; CRISPIM, Maria Cristina Basílio; FURTADO, Gil Dutra. Teatro de bonecos e Meio ambiente: integrando ciência e arte. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 12, n. 5, p. 73–83, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2452. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2452. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2017-06-28
Accepted 2017-11-17
Published 2018-03-09