Educação patrimonial ambiental na escola do campo: vivências e práticas transformadoras

Authors

  • Luiz Rocha da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, PA
  • Maria de Fatima Vilhena da Silva Universidade Federal do Pará, Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2220

Keywords:

Educação Ambiental, Patrimônio, Educação do Campo.

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo fazer breves reflexões acerca de vivências e Práticas de Educação Patrimonial Ambiental – EPA enquanto processo educativo e crítico libertador utilizando princípios da pedagogia do diálogo de Paulo Freire, enfocando as dificuldades vivenciadas na educação do campo, em uma comunidade longínqua do ambiente urbano, bem como apresentar resultados de uma pesquisa realizada a partir do projeto “A Educação Patrimonial Ambiental na Prática Pedagógica do Ensino Crítico Transformador”. Os resultados apontaram que o conhecimento crítico dos investigados sobre meio ambiente passou da concepção de local onde se vive e da relação cotidiana do homem natureza, plantas, florestas, animais, e rios, para conhecimentos críticos onde se incute novas práticas e valores na construção da cidadania ambiental.

Author Biographies

  • Luiz Rocha da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, PA
    educador, Pesquisador em Educação Ambiental Patrimonial, em Ciências e meio ambiente
  • Maria de Fatima Vilhena da Silva, Universidade Federal do Pará, Belém, PA
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática - Doutorado em Educação

Published

2017-03-31

Issue

Section

Artigos

How to Cite

SILVA, Luiz Rocha da; VILHENA DA SILVA, Maria de Fatima. Educação patrimonial ambiental na escola do campo: vivências e práticas transformadoras. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 24–42, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2220. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2220. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2015-11-05
Accepted 2017-03-19
Published 2017-03-31