A Educação Ambiental nas prefeituras municipais do sudoeste do Paraná

Authors

  • Aline Tonet Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC
  • Berta Lúcia Pereira Villagra Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2162

Keywords:

Educação Ambiental, Municípios, Paraná.

Abstract

O presente artigo tem por finalidade sistematizar e discutir o levantamento de dados realizados com as Prefeituras Municipais do Sudoeste do Paraná. A EA se fundamenta como forma interativa de educação, ao possibilitar aos cidadãos, através de um processo participativo e permanente uma construção crítica e reflexiva sobre a problemática ambiental. A metodologia caracterizou-se pela revisão bibliográfica do tema geral e pelas entrevistas realizadas pela décima fase do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul em 2014. Os resultados das entrevistas possibilitaram a aproximação com os conceitos, documentos e contexto da área EA, além de favorecer a reflexão da prática docente no desenvolvimento interdisciplinar.

Author Biography

  • Aline Tonet, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC
    Graduada em Pedagogia e Pós graduada em Educação Ambiental e Sustentabilidade pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Atualmente sou acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul / Campus Realeza-Pr.

Published

2016-06-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

TONET, Aline; VILLAGRA, Berta Lúcia Pereira. A Educação Ambiental nas prefeituras municipais do sudoeste do Paraná. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 299–312, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2162. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2162. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2015-08-05
Accepted 2016-06-19
Published 2016-06-30