Percepção ambiental de alunos da educação de jovens e adultos sobre o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em Humaitá (AM)

Authors

  • Benone Otávio Souza de Oliveira Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, AM
  • Vilmara Rocha Graça Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, AM
  • Douglas Marcelo Pinheiro da Silva Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, AM
  • Luciano Ferreira Paes Universidade Federal do Amazonas, Humaitá AM

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2130

Keywords:

Resíduos sólidos, Percepção Ambiental, Educação Ambiental.

Abstract

Os estudos de percepção ambiental são de grande importância devido à possibilidade de servir como embasamento no planejamento de projetos ou ações voltadas para a educação ambiental. Este trabalho objetivou analisar as percepções de alunos da educação de jovens e adultos sobre o gerenciamento de resíduos sólidos. A metodologia consistiu na aplicação de questionários para diagnosticar suas percepções sobre meio ambiente e resíduos sólidos. Verificou-se que 35% dos alunos consideram meio ambiente como o lugar que o homem vive. Os alunos reconhecem que parte do problema poderia ser reduzido com mudança de hábitos da população. Foi evidenciado carência de informação dos alunos quanto ao tema resíduos sólidos.

Author Biographies

  • Benone Otávio Souza de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, AM
    Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Colegiado de Engenharia Ambiental
  • Vilmara Rocha Graça, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, AM
    Engenheira Ambiental
  • Douglas Marcelo Pinheiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, AM
    Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Colegiado de Engenharia Ambiental
  • Luciano Ferreira Paes, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá AM
    Engenheiro Ambiental

Published

2016-03-31

Issue

Section

Artigos

How to Cite

OLIVEIRA, Benone Otávio Souza de; GRAÇA, Vilmara Rocha; SILVA, Douglas Marcelo Pinheiro da; PAES, Luciano Ferreira. Percepção ambiental de alunos da educação de jovens e adultos sobre o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em Humaitá (AM). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 284–304, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2130. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2130. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2015-06-18
Accepted 2016-03-11
Published 2016-03-31