A prática pedagógica do ensino de Educação Ambiental nas escolas públicas urbanas de Araguatins (TO)

Autores

  • Thiago de Loiola Araujo e Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2098

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Comunidade Escolar.

Resumo

O Presente trabalho analisa a prática pedagógica da Educação Ambiental no município de Araguatins, extremo norte do Estado do Tocantins. A pesquisa objetivou discutir a aplicação da Educação Ambiental na rede escolar municipal e estadual e também como a comunidade escolar busca incentivar as pessoas a se interessarem pelos problemas ambientais, políticos e socioculturais, não somente sensibilizando, mas modificando atitudes e proporcionando novos conhecimentos e critérios tendo este como um grande objetivo da educação, tal como se declara nos PCN’s. A Educação Ambiental constitui numa forma abrangente de Educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura despertar no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais. O tema é abrangente e pode ser trabalhado com facilidade na interdisciplinaridade escolar. De natureza exploratório-descritiva, este estudo foi estruturado a partir de uma abordagem quantitativa de dados coletados através da aplicação de questionários à 100 professores das 11 escolas do perímetro urbano de Araguatins. Os dados obtidos permitiram uma análise sobre o grau de conhecimento acerca da Educação Ambiental e sua aplicabilidade nas escolas. Os resultados obtidos demonstraram um alto nível conhecimento dos entrevistados, entretanto, reflete também o grande problema da Educação Ambiental nas escolas brasileiras: a ausência de conhecimento especifico sobre o tema e a falta de apoio das escolas, seja estrutural ou na capacitação dos professores. Os quesitos que se destacaram recaem sobre a aplicabilidade da Educação Ambiental dentro da sala de aula onde 56% dos professores afirmaram que só entram no assunto uma vez por semana. Também se destacaram a falta de programas dentro das instituições, onde 42% dos professores não tem conhecimento, 18% não conhecem a inter-relação da Educação Ambiental com as disciplinas ministradas.

Biografia do Autor

  • Thiago de Loiola Araujo e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.
    Professor das disciplinas Ecologia, Educação Ambiental e Geologia no curso superior de Ciências Biológicas e Avaliação de Impactos Ambientais e Extensão Rural no curso de Agronomia. Mestrando em Engenharia de Produção e Sistemas na Universidade do Vale dos Sinos.

Downloads

Publicado

30-09-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Thiago de Loiola Araujo e. A prática pedagógica do ensino de Educação Ambiental nas escolas públicas urbanas de Araguatins (TO). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 4, p. 149–161, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2098. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2098. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2015-05-06
Aprovado 2016-09-16
Publicado 2016-09-30