Jogos de geotecnologia para o ensino de estudos ambientais no ambiente escolar: experiência de santarém (PA)

Authors

  • Tatiana Lobato de Magalhaes Centro de Informações e Educação Ambiental da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente de Santarém, Santarém, PA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2073

Keywords:

Cartografia, Geoprocessamento, Série histórica, Landsat, Metodologia alternativa.

Abstract

O uso de geotecnologias para o estudo ambiental vem se consolidando com o passar dos anos, porém, no âmbito escolar, isto ainda não é a realidade brasileira. O objetivo deste estudo foi introduzir conceitos de cartografia e do uso de geotecnologias nos estudos ambientais, para alunos da rede pública de ensino e abordar a importância da conservação do meio ambiente. Foram elaborados dois jogos de geoprocessamento, com a temática água e floresta: 1. Memória de geotecnologias, 2. Série histórica de imagens de satélite. Os jogos de geoprocessamento se mostraram uma metodologia adequada no ensino de geotecnologias para estudos ambientais. Além de ser uma metodologia de baixo custo de implantação e com boa aceitação entre professores e alunos.

Author Biography

  • Tatiana Lobato de Magalhaes, Centro de Informações e Educação Ambiental da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente de Santarém, Santarém, PA
    Engenheira Agrônoma, com Mestrado em Agronomia e especialização em geotecnologias. Atualmente é coordenadora do setor de monitoramento e geoprocessamento no Centro de Informações e Educação Ambiental. Lidera um projeto de uso de geotecnologias na educação ambiental, com ênfase em estudos ambientais e tendo como público alvo crianças de 9 anos.

Published

2016-06-30

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

MAGALHAES, Tatiana Lobato de. Jogos de geotecnologia para o ensino de estudos ambientais no ambiente escolar: experiência de santarém (PA). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 313–323, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2073. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2073. Acesso em: 17 dec. 2025.
Received 2015-04-07
Accepted 2016-05-01
Published 2016-06-30