Environmental education through the construction of an organic garden at a municipal school in Santa Maria (RS)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20489

Keywords:

Environmental Education, Organic cultivation, School community, Sustainability

Abstract

O objetivo do trabalho foi impulsionar a Educação Ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena e despertar a consciência ambiental e a responsabilidade entre os alunos por meio de práticas interativas e participativas com a construção de uma horta orgânica escolar. Com isso, no decorrer do trabalho se enfatizou abordagens sobre Educação Ambiental e observado mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente; assim, incentivou-se ações sustentáveis e cuidado com os recursos naturais desde a infância para contribuir com um futuro mais sustentável em âmbitos ambientais, sociais e econômicos.

Author Biographies

  • Alexandra Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Graduanda em Farmácia - Bacharelado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

  • Iasmim Viero Barcellos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Graduanda em Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

  • Jamilson Elia Slim, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Graduando em Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

  • Larissa Duailibe Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestranda em Bioquímica Toxicológica na UFSM.

  • Mateus Gaiardo dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Graduando em Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

  • Patrícia Ribeiro Rocha, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Graduanda em Farmácia - Bacharelado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

  • Silvane Vestena, Universidade Federal do Pampa - Campus São Gabriel

    Doutora; professora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) em exercício provisório na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

References

ALARCON, Andressa Mayumi Yamashiro; BOELTER, Ruben Alexandre. O meio ambiente segundo alunos do 5º ano do ensino fundamental. Revista Insignare Scientia, v. 2, n. 2, p. 231-239, 2019.

ARMANDO, Maria Aparecida; SANTANA, Luiz Carlos. Políticas públicas de educação ambiental e processos de mediação em escolas de Ensino Fundamental. Revista Ciência e Educação, v. 24, n. 3, p. 599-619, 2018. doi: https://doi.org/10.1590/1516-731320180030005

BERALDO, Daiane Ferreira Arantes, SILVA, Lucas Oliveira, RODRIGUES, Tiago Emanuel, VALE, Thomas do; VESTENA, Silvane. Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 1, p. 151-168, 2022. doi: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.12315

BORGES, Gabriel Afonso da Costa; NUNES, Ana Paula Ribeiro; CARVALHO, Luciana Fagundes Bastos de; MEDINA, Patrícia. Práticas educacionais associadas ao meio ambiente e à educação para cidadania global. Revista da Extensão, v. 19, p. 51-56, 2019.

FERREIRA, Maria da Consolação; LOPES, Joselaine Ferreira. O crescimento populacional e os impactos ambientais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 2, n. 5, p. 188-195, 2020.

KANDLER, Rodrigo. Educação ambiental: horta escolar, uma experiência em educação, Ágora, v. 16, n. 2, p. 641-645, 2009. doi: https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp..153

LOBATO, Danilo Fernandes; ADAMS, Fernanda Welter; NUNES, Simara Maria Tavares. A importância da educação ambiental para o ensino de ciências da natureza: um olhar para o tempo comunidade. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 4, p. 361-379, 2020. doi: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11827

LUCON, Cleusa Maria Mantovanello; CHAVES, Alexandre Levi Rodrigues. Horta orgânica. Biológico, v. 66, n. 1/2, p. 59-62, 2004.

MACHADO, José Tobias Marks; TONIN, Jeferson; SCHNEIDER, Evandro Pedro. Análise de ações extensionistas a partir de hortas escolares de base ecológica, seus efeitos e desafios no contexto educacional. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 6, n. 2, p. 97-101, 2016. https://doi.org/10.36661/2358-0399.2015v6i2.1940

MEDEIROS, Aurélia Barbosa de; MENDONÇA, Maria José da Silva Lemes; SOUSA, Gláucia Lourenço de; OLIVEIRA, Itamar Pereira de. A importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2011.

MENDONÇA, Stephanny; MATTA, Luciana Duarte Martins da; CARVALHO, Diego Vinícius Medeiros de; SILVEIRA, Ana Paula Melo da; SANTOS, Isabelle Revoredo dos; LIMA, Rafaela Alves de; FERNANDES, Lívia de Lourdes de Sousa Pinto. Reciclando o óleo de cozinha e contribuindo para a conscientização ambiental de alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 13, n. 1, p. 111-124, 2022. doi: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2022v13n1.12681

MESQUITA, Marilise Oliveira; CAMARGO, Tatiana Souza de; HORN, Themis Kerber; VARGAS, Maria Luiza; HORN, Elis Mesquita; CAMELO, Luana Gabriele Gomes. A educação ambiental em uma comunidade reassentada: dilemas socioambientais. Revista da Extensão, v. 18, p. 11-17, 2020. doi: https://seer.ufrgs.br/index.php/revext/article/view/95545

PIAZ, Jandir Francisco Dal; FERREIRA, Gabriel Murad Velloso. Gestão de resíduos sólidos domiciliares urbanos: o caso do município de Marau-RS. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 5, n. 1, p. 33-47, 2011. doi: https://doi.org/10.5773/rgsa.v5i1.248

RIBEIRO, Paulo Roberto Silva; ALMEIDA, Maria Hilária Mendonça; SOUSA, Cleudinir Sobral de; SILVA, Dayane Ariely da; SOUSA, Adão Ferreira de; SILVA, Alan Milhomem da; COSTA, Diana Cardoso; LIMA, Marisvaldo Silva. Resíduos sólidos urbanos: promovendo educação ambiental no espaço escolar. Revista Ciência em Extensão, v. 9, n. 2, p. 54-71, 2013.

SANTOS, Marlei Rosa dos; SEDIYAMA, Maria Aparecida Nogueira; SALGADO, Luís Tarcísio; VIDIGAL, Sanzio Mollica; REIGADO, Felipe Rodrigues. Produção de mudas de pimentão em substratos à base de vermicomposto. Bioscience Journal, v. 26, p. 572-578, 2010.

SANTOS, Maria Jeane Dantas dos; AZEVEDO, Thiago Anderson Oliveira de; FREIRE, José Lucínio de Oliveira; ARNAUD, Débora Karenine Lacerda; REIS, Francisca Lígia Aurélio Mesquita. Horta escolar agroecológica: incentivadora da aprendizagem e de mudanças de hábitos alimentares no ensino fundamental. Holos, v. 30, n. 4, p. 278-290, 2014. doi: https://doi.org/10.15628/holos.2014.1705

SANTOS, Edme Severino; BRÊTAS, Ana Cristina Passarella. Ensinando e aprendendo Educação Ambiental com os jovens. Revista Ciência em Extensão, v. 9, n. 3, p. 82-93, 2013.

SAUVÉ, Lucie. Viver juntos em nossa Terra: desafios contemporâneos da educação ambiental. Revista Contrapontos, v. 16, n. 2, p. 288-299, 2016. doi: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p299

SEDIYAMA, Maria Aparecida Nogueira; SANTOS, Izabel Cristina dos; LIMA, Paulo César de. Cultivo de hortaliças no sistema orgânico. Revista Ceres, v. 61, p. 829-837, 2014. doi: https://doi.org/10.1590/0034-737x201461000008

SILVEIRA, Rafael Borth da; RODRIGUES, Alexandre Couto; FRANÇA, Jacson Rodrigues; GRAEPIN, Cristiane. Conscientização ambiental em escolas de educação básica por meio da compostagem transformando resíduos orgânicos em húmus. Caminho Aberto: Revista de Extensão do IFSC, v. 1, n. 1, p. 78-82, 2014. doi: https://doi.org/10.35700/ca20141078-821575

SILVEIRA, Marlise Grecco de Souza; SOARES, Jeferson Rosa; COSTA, MárcioTavares; PESSANO, Edward Frederico Castro. Educação ambiental: a realidade de uma escola do município de Uruguaiana-RS. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 5, p. 1-20, 2020.

TEIXEIRA, Thatiana Stacanelli; MARQUES, Érica Alves; PEREIRA, José Roberto. Educação ambiental em escolas públicas: caminho para adultos mais conscientes. Revista Ciência em Educação, v. 13, n. 1, p. 64-71, 2017. doi: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2017v13n1p64-71

TIBOLLA, Sabrina Sgarbi; NACTIGALL, Gilson Ribeiro. Educando com a horta escolar pedagógica. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, v. 1, p. 157-161, 2013.

Published

2025-12-02

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

SIQUEIRA, Alexandra; BARCELLOS, Iasmim Viero; SLIM, Jamilson Elia; SILVA, Larissa Duailibe; DOS SANTOS, Mateus Gaiardo; ROCHA, Patrícia Ribeiro; VESTENA, Silvane. Environmental education through the construction of an organic garden at a municipal school in Santa Maria (RS). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 20, n. 7, p. 528–540, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20489. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20489. Acesso em: 5 dec. 2025.