Educação ambiental crítica através do audiovisual: o cinema ambiental como ferramenta de sensibilização e aperfeiçoamento

Autores

  • Gustavo Ferreira da Costa Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Lucas Passos Tomaz Universidade Federal de Pernambuco
  • João Paulo Pereira Rebouças Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20454

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Cinema Ambiental, Sensibilização Ecopolítica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o potencial do cinema ambiental como prática de Educação Ambiental Crítica. Baseia-se no projeto de extensão intitulado “Aperfeiçoamento de professores para uma educação ambiental crítica através de ecocinema”. O projeto visou promover a reflexão de educadores sobre a temática ambiental e o incentivo do cinema ambiental como prática pedagógica. O texto discute como a utilização de filmes e documentários pode contribuir no processo de sensibilização para a complexidade da crise ambiental. O audiovisual possui uma linguagem própria capaz de conectar teorias, práticas, saberes e emoções e pode, portanto, promover uma conscientização ecopolítica. O método consistiu na seleção de documentários e filmes com significação socioambiental e na discussão coletiva de seu conteúdo com o auxílio de uma bibliografia de apoio. A partir das reuniões realizadas concluiu-se que o cinema ambiental, além de diversificar as práticas pedagógicas voltadas à conscientização possui grande capacidade de exercitar o pensamento crítico e de despertar os educandos para práticas comprometidas com a sustentabilidade socioambiental. No entanto, sua efetividade depende da intermediação dos debates, da intersecção entre campos distintos e de uma seleção criteriosa de obras e autores a partir de uma perspectiva emancipatória e reflexiva.

Biografia do Autor

  • Gustavo Ferreira da Costa Lima, Universidade Federal da Paraíba

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1988) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba e atua no Departamento de Ciências Sociais, no Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e meio Ambiente - PRODEMA e como colaborador no Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS, todos na UFPB. Tem experiência na área de Sociologia Ambiental, com ênfase em Educação e Sociologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia ambiental, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, políticas públicas ambientais, mudanças climáticas e ambientalismo.

  • Lucas Passos Tomaz, Universidade Federal de Pernambuco

    Graduando em Ciência Política pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)

  • João Paulo Pereira Rebouças, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

    Técnico em Segurança do Trabalho pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (2003), Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2009), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Professor D III do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. As áreas de atuação envolvem os seguintes temas: sociedade e natureza, desenvolvimento sustentável, gestão ambiental e educação ambiental.

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Publicado

02-12-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa; TOMAZ, Lucas Passos; REBOUÇAS, João Paulo Pereira. Educação ambiental crítica através do audiovisual: o cinema ambiental como ferramenta de sensibilização e aperfeiçoamento. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 7, p. 466–484, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20454. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20454. Acesso em: 5 dez. 2025.