Educação Ambiental a partir da interação entre a sala de aula e arredores da comunidade

Authors

  • Joádson Rodrigues da Silva Freitas Instituto Federal do Amapá
  • André Scarambone Zaú Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2044

Keywords:

Transversalidade, Práxis na Educação ambiental, Observações pedagógicas nos arredores da comunidade.

Abstract

Avaliamos efeitos de atividades didáticas na percepção e cognição de questões ambientais, por parte de estudantes do ensino médio técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. Durante o segundo semestre de 2013 foram realizadas atividades práticas em sala de aula e ambientes externos, considerando diferentes temas ambientais. Análises quantitativas e observações qualitativas corroboraram a hipótese de que atividades de Educação ambiental contextualizadas e incluídas na rotina de aulas conduzem à maior percepção e compreensão a respeito de questões ambientais gerais e de problemas que os estudantes vivenciam em sua localidade.

Author Biographies

  • Joádson Rodrigues da Silva Freitas, Instituto Federal do Amapá
    Formado em Ciências Biológicas Pela Universidade Federal do Amapá- UNIFAP Mestre em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola -PGEA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -UFRRJ Professor do Instituto Federal do Amapá -IFAP na área de Ciências Biológicas
  • André Scarambone Zaú, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
    Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Doutor em Botânica, Mestre em Ecologia da Paisagem (UFRJ) e Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (USU). Docente em pós-graduação stricto sensu da UFRRJ e dos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Licenciatura em Biologia da UNIRIO. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Ecologia e Conservação, em especial no domínio da Mata Atlântica, além de pesquisa e extensão em Educação ambiental e Ecoturismo.

Published

2015-07-09

Issue

Section

Artigos

How to Cite

FREITAS, Joádson Rodrigues da Silva; ZAÚ, André Scarambone. Educação Ambiental a partir da interação entre a sala de aula e arredores da comunidade. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 249–269, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.2044. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2044. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2015-03-04
Accepted 2015-06-17
Published 2015-07-09