EDUCAÇÃO AMBIENTAL CLIMÁTICA E PERSPECTIVA DAS REDES FRENTE AOS DESAFIOS NA AMÉRICA LATINA E CARIBE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20386

Palavras-chave:

Emergência Climática, Redes de Pesquisa, Educação Ambiental

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar movimentos, reflexões e experiências das Redes em Educação Ambiental no enfrentamento dos contextos de extrema e grave crise ecológica climática. A partir de um horizonte da Educação Ambiental Crítica, o estudo num primeiro momento contextualiza a temática tendo por referência a região da América Latina e Caribe. Num segundo, apresenta em contexto brasileiro a potencialidade da Educação Ambiental Climática que emerge de um esforço coletivo no Brasil para o enfrentamento político-pedagógico do cenário e contexto de extremos climáticos. Na terceira etapa, o estudo apresenta a fecundidade da Rede Internacional de Pesquisa e Resiliência Climática (RIPERC) com atuação efetiva voltada a essa pauta de garantia da vida. A experiência da RIPERC reforça o quanto essa equação deve ser enfrentada coletivamente.

Biografia do Autor

  • Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

    Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2. Coordenadora da Câmara Temática de Educação Ambiental Climática do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC). Coordenadora da International Climate Resilience Research Network - RIPERC - Rede Resiliência Climática. Docente do Programa de Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável e do Programa de Administração - Unioeste.

  • Vilmar Alves Pereira, Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado de Mato Grosso PPGEDU-UNEMAT- Brasil

    Filósofo Ambiental, Doutor em Educação, Diretor de Teses no Doutorado em Educação da Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI) em Porto Rico e Doutorado em Projetos UNINI – México.    Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado de Mato Grosso  PPGEDU-UNEMAT- Brasil. Editor Executivo para América Latina da Revista Ibero-americana de Estudos Pedagógicos da Universidad de Alcalá de Henares (UAH) e da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara (FCLAr). Bolsista de Produtividade do CNPq em Educação Nível 2.

  • Aline Costa Gonzalez, Universidade Federal do Paraná - UFPR

    Bióloga, Doutora em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPGDRS UNIOESTE, Técnica de laboratório no Departamento de Ciências Agronômicas da Universidade Federal do Paraná - UFPR e Pesquisadora da Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática – RIPERC

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Publicado

01-07-2025

Como Citar

CARNIATTO, Irene; PEREIRA, Vilmar Alves; GONZALEZ, Aline Costa. EDUCAÇÃO AMBIENTAL CLIMÁTICA E PERSPECTIVA DAS REDES FRENTE AOS DESAFIOS NA AMÉRICA LATINA E CARIBE. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 4, p. 294–315, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20386. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20386. Acesso em: 5 dez. 2025.