EDUCAÇÃO PARA A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA TERRITORIAL

Autores

  • Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Natali Horn Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Guilherme Henrique Bender Tereza Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20375

Palavras-chave:

Território; Cidadania; Emergência Climática; Educação para os riscos ambientais.

Resumo

As ações de enfrentamento da emergência climática podem ser integradas na educação para os riscos ambientais, por meio da compreensão das suas causas e consequências, bem como das medidas de prevenção, adaptação e mitigação. O projeto Nós Propomos! Unicentro: jovens se educando na/com a cidade, tem contribuído para esses objetivos, ao promover a formação da cidadania territorial com ênfase nas cidades sustentáveis e sua relação com a mitigação das mudanças climáticas. Neste texto, socializamos os resultados pedagógicos submetidos à análise de conteúdo (Bardin, 2011), os quais apontam que a educação contextualizada aos estudos locais é uma ferramenta poderosa para o sentido de pertencimento e responsabilidade com o território.

Referências

ARTAXO, P. Mudanças climáticas: caminhos para o Brasil: a construção de uma sociedade minimamente sustentável requer esforços da sociedade com colaboração entre a ciência e os formuladores de políticas públicas. Ciência e Cultura, v. 74, n. 4, p. 01-14, 2022.

AZAMBUJA, L. D.; RIGON, O. Possibilidades didáticas da Geografia Escolar a partir da temática desastres naturais. Revista Ensino de Geografia (Recife), v. 2, n. 1, p. 148-166, 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BONIL, J.; JUNYENT, M.; PUJOL, R. M. Educación para la sostenibilidad desde la perspectiva de la complejidad. Revista Eureka sobre enseñanza y divulgación de las ciencias, v. 7, p. 198-215, 2010.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Mitigação. Brasília, DF: MMA, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/mudanca-do-clima/mitigacao. Acesso em: 20 fev. 2025.

CARNIATTO, I.; SCHINDA, A.; SCHUNIG, F. R. Educação ambiental para cidades resilientes e mudanças climáticas: o papel da pesquisa na universidade para a formação de comunidades sustentáveis no Estado do Paraná, Brasil. AmbientalMente Sustentable: Revista científica galego-lusófona de educación ambiental, v. 20, p. 263-280, 2015.

CASSINI, E. M.; JEFFRÉ, T. W. Educação ambiental: construção histórica e perspectivas para o futuro. Revista Brasileira de Meio Ambiente, v. 5, n. 1, 2019.

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN. Educação em clima de riscos de desastres. 2 . ed. – São José dos Campos, SP: Cemaden, 2023.

CLAUDINO, S.; COSCURÃO, R. Educação geográfica e cidadania. O Projeto Nós Propomos! em Portugal 2019/20. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, v. 6, n. 11, p. 7-16, 2019.

FERREIRA, T. G. C. Emergência Climática: O que Pode e Deve Ser Feito?. Mata Nativa. 2023. Disponível em: https://matanativa.com.br/emergencia-climatica-o-que-pode-e-deve-ser-feito/. Acesso em: 20 fev. 2025.

GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.

GOMES, M. F. V. B. Contribuições do projeto Nós Propomos! Guarapuava à formação inicial do professor de Geografia. In: GOMES, M. F. V. B.; SILVA, C. L.; ROIK, A.; YAMAMOTO, E. Y. (Org). Formação de professores de Geografia no Projeto Nós Propomos! Guarapuava: contribuições pedagógicas para a Agenda da ONU de 2030. Goiânia: C&A Alfa. Comunicação, 2023, p. 24-39.

GUARAPUAVA. Lei complementar Nº 70/2016. Dispõe sobre o Plano Diretor do Município de Guarapuava. Guarapuava, Boletim oficial do Município, 2016a.

GUARAPUAVA. Lei Nº 2547/2016. Institui normas para evitar a propagação de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti no município de Guarapuava e dá outras providências. Guarapuava, Boletim oficial do Município, 2016b.

IBERDROLA. Educação e mudanças climáticas - como posso ajudar na educação ambiental contra as mudanças climáticas? 2023. Disponível em: https://www.iberdrola.com/compromisso-social/educacao-mudancas-climaticas. Acesso em: 20 fev. 2025.

IBERDROLA. Mitigação e adaptação às alterações climáticas – a adaptação às mudanças climáticas: como será a terra em 2030? Disponível em: https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/mitigacao-e-adaptacao-as-alteracoes-climaticas. Acesso em: 20 fev. 2025.

INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE – IPCC. Relatório Síntese do Sexto Relatório de Avaliação do IPCC – AR6: Contribuição dos Grupos de Trabalho I, II e III ao Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Genebra: IPCC, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/publicacoes/relatorios-do-ipcc/arquivos/pdf/copy_of_IPCC_Longer_Report_2023_Portugues.pdf. Acesso em: 20 fev. 2025.

KATAOKA, A. M.; MAZUREK, D.; SILVA, N. K.; SILVA, Y. K.; SANTOS, D. A.; AFFONSO, A. L. S.; FILHO, M. C. Reflexões sobre tecnologia, ética e Educação Ambiental, à luz da teoria da complexidade, de Edgar Morin. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 433 – 447, 2022.

LONDE, P. R.; MENDES, P. C. A influência das áreas verdes na qualidade de vida urbana. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 10, n. 18, p. 264–272, 2014.

LOURENÇO, L.; AMARO, A. Educação para a Redução dos Riscos. Estudos Cindínicos. Coimbra: Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2018.

MATSUO, P. M. Muito além da chuva: práticas educativas na era dos desastres. Coimbra, Portugal: RISCOS–Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2023.

MENDONÇA, F. Aquecimento global e saúde: uma perspectiva geográfica–notas introdutórias. Terra Livre, n. 20, p. 205-221, 2003.

MOTTA, L. R.; MENDONÇA, M. B.; SATO, A. M. Educação para redução de riscos de desastres: uma perspectiva da legislação educacional vigente no Brasil. Terra Livre, v. 1, n. 58, p. 418-441, 2022.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Saúde. Boletins da Dengue. Disponível em: https://www.dengue.pr.gov.br/Pagina/Boletins-da-Dengue. Acesso em: 2 abr. 2025.

RICHTER, M. F. et al. Hortas urbanas–História, Classificação, Benefícios e Perspectivas. Confins. Revue franco-brésilienne de géographie/Revista franco-brasileira de geografia, n. 55, 2022.

SILVA, M. A.; XAVIER, D. R.; ROCHA, V. Do global ao local: desafios para redução de riscos à saúde relacionados com mudanças climáticas, desastre e Emergências em Saúde Pública. Saúde em Debate, v. 44, p. 48-68, 2021.

SILVA, S. V.; DALL'ALBA, R.; DELDUQUE, M. C. Mobilidade urbana e determinação social da saúde, uma reflexão. Saúde e Sociedade, v. 32, p. e220928pt, 2023.

VIEIRA, M. C. A importância da educação ambiental no enfrentamento da mudança do clima. In: DIB-FERREIRA, D.; GUERREIRO, J. (Org.). VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Niterói: Instituto Baía de Guanabara, 2010, p. 75-78.

Downloads

Publicado

01-07-2025

Como Citar

GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas; HORN, Natali; TEREZA, Guilherme Henrique Bender. EDUCAÇÃO PARA A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA TERRITORIAL. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 4, p. 237–253, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20375. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20375. Acesso em: 5 dez. 2025.