Oficinas educativas: qualidade da água e proteção ambiental

Authors

  • Marluce Teixeira Andrade Queiroz Docente/Unileste
  • Millor Godoy Sabará Professor e Pesquisador na UEMG
  • Carolina Andrade Queiroz Engenheira de Segurança da Guarani Açúcar e Álcool. Pesquisadora colabora no Unileste-MG.
  • Monica Maria Diniz Leão Docente e pesquisadora na UFMG, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental
  • Camila Costa Amorim Docente e pesquisadora na UFMG, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2030

Keywords:

Educação, Qualidade da Água, Proteção Ambiental, Cidadania.

Abstract

O estudo se refere à experimentação científica. O público alvo constituiu-se em alunos do ensino médio. Argumentou em favor da educação socioambiental visando à proteção hídrica. Nessa premissa, foram aplicados testes em turmas de tratamento (1A e 1C), com experimentações científicas e uma turma controle (1B) que participou apenas das aulas teóricas. A análise dos resultados com Teste “t student” indicou que as diferenças apresentadas entre as turmas 1B/1A e 1B/1C foram significativas (p<0,05), já as diferenças entre 1A/1C não foram significativas (p>0,05), comprovando que as turmas com práticas laboratoriais alcançaram melhor entendimento. Reconheceu-se a relevância das práticas na compreensão da ciência.

Author Biographies

  • Marluce Teixeira Andrade Queiroz, Docente/Unileste
    Professora e Pesquisadora no Unileste Doutorado em andamento no DESA/UFMG
  • Millor Godoy Sabará, Professor e Pesquisador na UEMG
    Orientador de Mestrado e Doutorado. Atualmente é Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Dedicação Exclusiva, 40h, no Campus de Frutal. Ex- Coordenador da Implantação do Mestrado em Ciências Ambienta
  • Carolina Andrade Queiroz, Engenheira de Segurança da Guarani Açúcar e Álcool. Pesquisadora colabora no Unileste-MG.
    Graduanda em Engenharia de Alimentos. Foi estagiária do laboratório de análise de amido e farinhas (LAFA) da Universidade Federal de Viçosa desde 2008. Foi bolsista de Iniciação Científica atuando na área de panificação. Atualmente exerce atividades como Engenheira e Pesquisadora na Guarani Açúcar e Álcool.
  • Monica Maria Diniz Leão, Docente e pesquisadora na UFMG, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental
    possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), doutorado em Génie de LAntipollution - Institut National des Sciences Appliquées (Toulouse, França, 1984) e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFMG, 1999). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem atuado nas seguintes áreas: tratamento e reuso de efluentes industriais, processos oxidativos avançados, adsorção, qualidade da água e química aquática, reuso de resíduos industriais.
  • Camila Costa Amorim, Docente e pesquisadora na UFMG, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental
    Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2005), com Mestrado e Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na área de Pesquisa e Aplicação de Processos Oxidativos Avançados no Controle da Poluição. Tem experiência na área de Caracterização, Prevenção e Controle da Poluição Industrial, com ênfase em Estudos e Caracterização de Efluentes Industriais e Avaliação de Impactos Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: produção mais limpa, tratamento de efluentes industriais, processos oxidativos avançados, Fenton , Foto-Fenton, reaproveitamento de resíduos industriais

Published

2015-07-08

Issue

Section

Artigos

How to Cite

QUEIROZ, Marluce Teixeira Andrade; SABARÁ, Millor Godoy; QUEIROZ, Carolina Andrade; LEÃO, Monica Maria Diniz; AMORIM, Camila Costa. Oficinas educativas: qualidade da água e proteção ambiental. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 176–186, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.2030. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2030. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2015-02-11
Accepted 2015-05-21
Published 2015-07-08