Entre hipóteses e experimentação: poluição plástica como objeto de ensino por investigação em atividades escoteiras

Autores

  • Alexandre Aparecido dos Santos Universidade Aberta do Brasil/ Universidade Federal do ABC
  • Juliana Hanna Leite El Ottra Escola de Artes Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20026

Palavras-chave:

Pegada plástica, Ensino de ciências por investigação, Microplástico, Efeito espectador

Resumo

Há poucos trabalhos sobre Educação Ambiental com foco em grupos de escoteiros. Este trabalho relata atividades de Educação Ambiental sobre a questão da poluição plástica, realizada em um grupo escoteiro. Os escoteiros calcularam sua pegada ecológica e ficaram surpresos com os resultados, passando a refletir sobre a questão. O experimento referente à decomposição de materiais orgânicos, incluindo plástico e microplástico, possibilitou a alfabetização científica dos jovens. Tornou-se patente ao longo do estudo que, para se atingir melhores resultados futuros, será necessário o envolvimento de adultos líderes do grupo escoteiro, nas atividades realizadas. Nesse sentido, o “efeito espectador”, um conceito da psicologia social, poderia explicar a falta de mudanças necessárias para a diminuição do impacto ambiental gerado pelos resíduos plásticos no grupo.

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Publicado

01-10-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

SANTOS, Alexandre Aparecido dos; EL OTTRA, Juliana Hanna Leite. Entre hipóteses e experimentação: poluição plástica como objeto de ensino por investigação em atividades escoteiras. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 6, p. 189–202, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20026. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20026. Acesso em: 5 dez. 2025.