Avaliação de projetos de Educação Ambiental na lagoa da Pampulha (MG)

Authors

  • Marcos Vinícius Martins Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1946

Keywords:

Água, Educação, Meio Ambiente, Degradação.

Abstract

O desenvolvimento das sociedades modernas se deu sob a idéia de que a natureza dispunha de recursos infinitos. Entretanto a pressão exercida nos ambientes devido ao crescimento populacional e a industrialização fizeram surgir uma nova forma de pensar. Ambientes aquáticos estão sofrendo alteração na qualidade de suas águas devido a vários fatores. A lagoa da Pampulha em Belo Horizonte não foge a está regra e passa atualmente passa por um momento de enorme degradação. Neste contexto a Educação ambiental é um caminho a ser seguido na formação de uma nova mentalidade. O presente trabalho objetiva discutir as metodologias empregadas em dois projetos de educação ambiental, Pampulha limpa e Pampulha viva, que atuam na bacia da Pampulha. Projetos de mobilização de pessoas são fundamentais para despertar na população o sentimento de pertencimento em relação à lagoa, contribuindo para a melhoria da qualidade de suas águas.

Author Biography

  • Marcos Vinícius Martins Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
    Geografia e Meio Ambiente

Published

2015-03-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

FERREIRA, Marcos Vinícius Martins. Avaliação de projetos de Educação Ambiental na lagoa da Pampulha (MG). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 164–179, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1946. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1946. Acesso em: 13 dec. 2025.
Received 2014-08-05
Accepted 2015-02-22
Published 2015-03-30