Biodiversidade no contexto escolar: concepções e práticas em uma perspectiva de Educação Ambiental crítica

Authors

  • Camila Martins Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP
  • Haydée Torres de Oliveira Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1912

Keywords:

Concepções sobre Biodiversidade, Caixa da Biodiversidade, Educação Ambiental Escolar.

Abstract

O objetivo deste trabalho foi contribuir para a compreensão das concepções de estudantes e professoras do Ensino Fundamental II de uma escola municipal de São Carlos (SP) sobre o termo biodiversidade como subsídio para o desenvolvimento de ações educativas sobre a temática, por meio da elaboração participativa de um material didático em uma perspectiva de educação ambiental crítica. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, sendo realizadas entrevistas e questionários com o público participante. As análises dos dados contribuíram para a elaboração participativa de uma proposta educativa intitulada Caixa da Biodiversidade, apresentando atividades com uma abordagem crítica sobre os contextos que envolvem a biodiversidade.

Author Biographies

  • Camila Martins, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna (PPGC-Fau), Universidade Federal de São Carlos/ Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Departamento de Ciências Ambientais. Laboratório de Educação Ambiental
  • Haydée Torres de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP
    Docente/Pesquisadora do Departamento de Ciências Ambientais, Laboratório de Educação Ambiental, Universidade Federal de São Carlos.

Published

2015-03-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MARTINS, Camila; OLIVEIRA, Haydée Torres de. Biodiversidade no contexto escolar: concepções e práticas em uma perspectiva de Educação Ambiental crítica. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 127–145, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1912. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1912. Acesso em: 6 dec. 2025.
Received 2014-04-30
Accepted 2015-01-20
Published 2015-03-30