Educação Ambiental na construção de políticas para a gestão dos resíduos em uma instituição de ensino superior

Authors

  • Luciara Bilhalva Corrêa
  • Valéria Lerch Lunardi
  • Pedro Roberto Jacobi

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1727

Keywords:

Universidades, Gestão de Resíduos, Sustentabilidade

Abstract

Com o objetivo de construir políticas de gestão dos resíduos numa universidade federal, na dimensão da educação ambiental, realizou-se estudo qualitativo, na modalidade pesquisa-ação. Mediante análise de conteúdo dos dados, emergiu a categoria, “A aparente invisibilidade do processo de construção de políticas para a gestão dos resíduos na IES”, enfocando a necessidade de conhecer a estrutura e a realidade institucional, a geração e condições de manejo de resíduos nas suas diferentes unidades. A educação ambiental potencializou a comunidade universitária a pensar a realidade institucional como um sistema complexo integrado, contribuindo para um agir ético e comprometido com a sustentabilidade.

Author Biographies

  • Luciara Bilhalva Corrêa
    Doutora em Educação Ambiental. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. luciarabc@gmail.com.br
  • Valéria Lerch Lunardi
    Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. vlunardi@terra.com.br
  • Pedro Roberto Jacobi
    Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo - USP. prjacobi@usp.br

Published

2012-10-18

Issue

Section

Artigos

How to Cite

CORRÊA, Luciara Bilhalva; LUNARDI, Valéria Lerch; JACOBI, Pedro Roberto. Educação Ambiental na construção de políticas para a gestão dos resíduos em uma instituição de ensino superior. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 9–15, 2012. DOI: 10.34024/revbea.2012.v7.1727. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1727. Acesso em: 10 dec. 2025.
Received 2011-01-09
Accepted 2011-08-06
Published 2012-10-18