Análise sobre a conscientização ambiental em escolas da rede municipal de ensino

Authors

  • Cristina Joziane Brondani
  • Marjana Eloísa Henzel

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2010.v5.1715

Keywords:

Meio ambiente. Educação ambiental. Conscientização.

Abstract

Com o intuito verificar como a Educação Ambiental está inserida no planejamento de ensino, realizou-se um estudo do nível de conscientização ambiental de alunos e professores da rede municipal de ensino de um pequeno município do estado do (RS). Verificou-se como a Educação Ambiental está inserida no planejamento de ensino, através da análise de experiências dos professores das Escolas da Rede Municipal de Ensino, da verificação das problemáticas ambientais existentes no município, e da pesquisa por meio de diagnóstico de campo do nível de comprometimento e de conscientização ambiental dos alunos de 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental. Analisou-se o contexto escolar observando de que forma os educadores trabalham a problemática ambiental nas Escolas. Avaliou-se nas Escolas as ações educativas voltadas à preservação e valorização do meio ambiente e com base no diagnóstico obtido, sugeriram-se melhorias. Foram verificados e analisados os dados obtidos através das pesquisas e entrevista e, os mesmos foram tabulados para posterior análise e tomada de decisões. Assim, foi possível formular as devidas recomendações para as escolas, as quais deverão implantá-las para poder alicerçar metodologias mais eficazes e diminuir as dificuldades encontradas atualmente.

Published

2010-12-08

Issue

Section

Artigos

How to Cite

BRONDANI, Cristina Joziane; HENZEL, Marjana Eloísa. Análise sobre a conscientização ambiental em escolas da rede municipal de ensino. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 37–44, 2010. DOI: 10.34024/revbea.2010.v5.1715. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1715. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2010-12-08
Accepted 2010-12-08
Published 2010-12-08