Children's Literary Books on the Care of Non-Human Sentient Animals: What Do They Have to Say?

Authors

  • Aline Miranda Silva Centro Universitário de Sete Lagoas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.11810

Keywords:

senciência, livros infantis, educação ambiental crítica.

Abstract

One of the links that connect various species of animals is sentience. However, by speciesist logic, the pain and suffering inflicted on non-human sentient animals is disqualified and ignored. In opposition to this logic, the present work presented sixteen children's literary books on the care of non-human sentient animals, as potential pedagogical resources for critical environmental education for children.

References

ADAMS, C. J. A política sexual da carne: uma teoria feminista-vegetariana. Tradução: Cristina Cupertino. 2 ed. São Paulo: Editora Alaúde, 2018. 384 p.

ANZOÁTEGUI, M.; GONZÁLEZ, G. Y.; BORDET, M. V. É possível ensinar de maneira não antropocêntrica?: uma questão na era do Antropoceno. Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales. 2019, p.10-17.

BEHLING, G. M.; CAPORLINGUA, V. H. Educação Ambiental Crítica e a transição paradigmática do direito ambiental na desobjetificação dos animais. Revista Ambiente & Sociedade. V.22, n.1, p.1-18, 2019.

BRASIL. Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso: 23 jan. 2021.

CABRAL, C.; QUERIDO, M. H. Amigo não abandona outro amigo: adotar um animal é uma grande decisão. Projeto gráfico e ilustrações: Vanessa Alexandre. São Paulo: Cabral & Querido, 2020. 43 p.

CABRAL, C.; QUERIDO, M. H. Cuidar de alguém me deixa feliz: respeito e responsabilidade com os animais. Projeto gráfico e ilustrações: Vanessa Alexandre. São Paulo: Cabral & Querido, 2020. 44 p.

CABRAL, C.; QUERIDO, M. H. Os animais sentem tudo o que você sente: os animais têm sentimentos. Projeto gráfico e ilustrações: Vanessa Alexandre. São Paulo: Cabral & Querido, 2020. 44 p.

CASTELLANO, M.; SORRENTINO, M. Como ampliar o diálogo sobre o abolicionismo animal? Contribuições pelos caminhos da educação e das políticas públicas. Revista Educação e Direito Animal. V.8, n.14, p.133-160, 2013;

COUTINHO, F. Os animais que todos somos: ou a vida dos bichos na literatura infantil contemporânea. Revista Estação Literária. 2016, p.73-85.

DRUMMOND, P. R. Pessoas e Animais, Amizades Legais: Gary. Ilustrações: Daniela Benite. São Paulo: edição do autor, 2018. 20 p.

DRUMMOND, P. R. Pessoas e Animais, Amizades Legais: George. Ilustrações: Daniela Benite. São Paulo: edição do autor, 2018. 36 p.

DRUMMOND, P. R. Pessoas e Animais, Amizades Legais: Ismael. Ilustrações: Daniela Benite. São Paulo: edição do autor, 2018. 32 p.

DRUMMOND, P. R. Pessoas e Animais, Amizades Legais: Jill. Ilustrações: Daniela Benite. São Paulo: edição do autor, 2018. 20 p.

DRUMMOND, P. R. Pessoas e Animais, Amizades Legais: Márcia. Ilustrações: Daniela Benite. São Paulo: edição do autor, 2018. 36 p.

DRUMMOND, P. R. Pessoas e Animais, Amizades Legais: Vera. Ilustrações: Daniela Benite. São Paulo: edição do autor, 2018. 20 p.

JOY, M. Porque amamos cachorros, comemos porcos e vestimos vacas: uma introdução ao carnismo: o sistema de crenças que nos faz comer alguns animais e outros não. Tradução: Mário Molina. 1 ed. São Paulo: Cultrix, 2014. p. 32.

JUDAR, T. V. Nós adoramos as segundas-feiras. Ilustrações: Bruna Assis Brasil. 1 ed. São Paulo: Cuore, 2015. 64 p.

LEE, R. Amiga ursa: uma história triste, mas com final feliz. Ilustrações: Guilherme Francini, 1 ed. São Paulo: Editora Globo, 2019.

LESSA, P.; CAMARGO, M. Uma teoria feminista-vegana: a política sexual da carne. Revista Estudos Feministas. V.22, n.1, p.361-391, 2014.

LUNA, S. P. L. Dor, senciência e bem-estar em animais: senciência e dor. Revista Ciência Veterinária nos Trópicos. V.11, n.1, p.17-21, 2008.

MELLO, A. L. G. D.; DIAS, R. O. Por uma formação inventiva antiespecista. Revista Mnemosine. V.16, n.1, p.208-231, 2020.

OLIVEIRA, C. Você sabe qual a diferença entre zoológico e santuário de animais? 2019. Disponível em: <https://mercyforanimals.org.br/blog/voc-sabe-qual-a-diferena-entre-zoolgico-e-2/>. Acesso: 23 jan. 2021.

SANTOS, M. B. P. Amigos da onça: utilizando a figura da onça-pintada para debater direitos animais e preservação ambiental na Educação Infantil. Revista Experiências em Ensino de Ciências. V.14, n.2, p.139-151, 2019.

SINGER, P. Libertação Animal. Tradução: Marly Winckler, Marcelo Brandão Cipolla; Revisão Técnica: Rita Paixão. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013. p. 15.

TOLEDO, R. O que você sentiria se tivesse que viver assim? Ilustrações: Luis Élson Dantas. 1 ed. Fortaleza: Editora IMEPH, 2010. 104 p.

TOLEDO, R. A paz mundial começa na cozinha: Quem é o pato. Ilustrações: Seva Kunja dd. 1 ed. v. 4. Joinville: Clube de Autores Publicações S/A, 2013. 41 p.

TOLEDO, R. A paz mundial começa na cozinha: Quem é o peru. Ilustrações: Seva Kunja dd. 1 ed. v. 5. Joinville: Clube de Autores Publicações S/A, 2013. 38 p.

TOLEDO, R. A paz mundial começa na cozinha: Quem é o peixe. Ilustrações: Seva Kunja dd. 1 ed. v. 6. Joinville: Clube de Autores Publicações S/A, 2013. 43 p.

TOLEDO, R. A paz mundial começa na cozinha: Quem é a tartaruga. Ilustrações: Seva Kunja dd. 1 ed. v. 7. Joinville: Clube de Autores Publicações S/A, 2013. 45 p.

Published

2022-02-01

Issue

Section

Artigos

How to Cite

SILVA, Aline Miranda. Children’s Literary Books on the Care of Non-Human Sentient Animals: What Do They Have to Say?. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 172–179, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.11810. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11810. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2021-02-25
Accepted 2021-12-06
Published 2022-02-01