A Educação Ambiental no contexto de um parque ecológico no interior de São Paulo

  • Lorena Jorge Lorenzi Universidade Federal de São Carlos
  • Nathalia Bianca Aparecida Sposito Barbosa Universidade Federal de São Carlos
  • Adriele Evelyn Ferreira da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Yasmin Mansur Salman Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Meio Ambiente, Educação Ambiental, Consciência Ambiental, Zoológico

Resumo

A Educação Ambiental (EA) proporciona uma consciência crítica quanto à preservação do meio ambiente. Assim, este estudo teve como objetivo verificar a percepção acerca de um parque ecológico junto aos seus funcionários e visitantes, bem como sensibilizar quanto a preservação ambiental. Foram realizadas entrevistas de forma aleatória aos funcionários (n=9) e visitantes (n=30), além de uma ação de EA com visitantes (n=13). A avaliação do local foi positiva, porém sendo citada possível melhora na gestão e infraestrutura. A ação de EA foi considerada importante para conscientização acerca do meio ambiente. Os resultados deste estudo podem auxiliar no desenvolvimento de ações de EA, além de ajudar na gestão do parque.

Referências

ALMEIDA, P.A.; FERNÁNDEZ, B.G.; STRECHT-RIBEIRO, O. Children’s Opinions about Zoos: A Study of Portuguese and Spanish. Anthrozoös, v.30, n.3, p.457–472, 2017.

ARAGÃO, G.M.O. Percepção ambiental de visitantes do zoológico de Brasília-DF. Dissertação de mestrado em Agroecossistemas. Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, 1977.

BARRETO, R.M. et al. Parque Governador José Rollemberg Leite, Aracaju (SE): uma análise da percepção de seus visitantes. Revista brasileira de Educação Ambiental, v.14, n.2, p.328-342, 2019.

BARRETO, K.F.B.; GUIMARÃES, C.R.P.; OLIVEIRA, I.S.S. O zoológico como recurso didático para a prática da Educação Ambiental. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, n.15, p. 79-91, 2009.

DIAS, A.A.; DIAS, S.M.O. Educação Ambiental: a agricultura como modo de sustentabilidade para a pequena propriedade rural. Revista de Direitos Difusos, Rondônia, v. 68, p. 161-178, 2017.

DIAS, G.F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: GAIA, 2003.

FARINON, C.L.; NASCIMENTO, E.L.; IVANKIO, R. Avaliação da prática da Educação Ambiental no Zoológico Bosque Guarani no município de Foz de Iguaçu – Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014.

FISCHER, M.L. et al. Os zoológicos sob a perspectiva da bioética ambiental: uma análise a partir do estudo de caso dos felídeos cativos. Revista Iberoamericana de Bioética, n. 4, p. 1-17, 2017.

FURTADO, M.H.B.C.; BRANCO, J.O. A percepção dos visitantes dos zoológicos de Santa Catarina sobre a temática ambiental. Anais do II Simpósio Sul Brasileiro de Educação Ambiental. UNIVALI / Itajaí, SC, 2003.

FPZSP. Fundação Parque Zoológico de São Paulo. 2015.

IBAMA. Como o IBAMA exerce a Educação Ambiental. Coordenação Geral de Educação Ambiental. Brasília: Edições IBAMA, 2005.

GRAJAL, A. et al. The complex relationship between personal sense of connection to animals and self-reported proenvironmental behaviors by zoo visitors. Conservation Biology, v.31, n.2, p.322–330. 2016.

HSU, Y.H. Learning beyond schools: nonformal Environmental Education in Taiwan. Japanese Journal of Environmental Education, v. 26, n.4, p.33-38, 2017.

MARTINS, C.; RANCURA, K.G.O.; OLIVEIRA, H.T. As metodologias participativas no processo de elaboração de espaços educadores em zoológicos em uma perspectiva de Educação Ambiental crítica. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient, v. 33, n.1, p. 307-326, 2016.

MOSS, A.; JENSEN, E.; GUSSET, M. Evaluating the contribution of zoos and aquariums to Aichi Biodiversity Target 1. Conservation Biology, v.29, n.2, p.537–544, 2015.

PRA TURISTA. Zoológico de São Carlos-SP. 2019. Disponível em: <https://praturista.com/zoologico-de-sao-carlos-sp/>. Acesso em 09/01/2020.

RANCURA, K.G.O. et al. Contribuições do projeto de Educação Ambiental “clube tetéia” da fundação parque zoológico de São Paulo para o envelhecimento ativo e a inclusão social de idosos. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.11, n.4, p.269-288, 2016.

SILVA, R.L.C.; GARCIA, L.C.F. Enriquecimento ambiental nos zoológicos brasileiros. Atas de Saúde Ambiental (São Paulo, online), v.7, p.157-171, 2019.

Publicado
2020-08-21
Como Citar
Lorenzi, L. J., Barbosa, N. B. A. S., Silva, A. E. F. da, & Salman, Y. M. (2020). A Educação Ambiental no contexto de um parque ecológico no interior de São Paulo. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(5), 37-46. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9996
Seção
Artigos