Pesca e aquicultura: técnicas de Educação Ambiental no ensino fundamental no Marajó (PA)

Autores

  • Ramila Diniz Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, PA.
  • Antonia Rafaela Gonçalves Macedo Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus Castanhal, PA.
  • Ana Célia Barbosa Guedes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, PA.
  • Netanias Mateus de Souza Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, PA.
  • Arllen Élida Aguiar Paumgartten Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, PA.
  • Raoani Cruz Mendonça Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, PA.
  • Manoel Luciano Aviz de Quadros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, PA.
  • Luã Caldas de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, PA.
  • Julia Siqueira Moreau Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, PA.
  • Fabricio Nilo Lima da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, PA.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9974

Palavras-chave:

recursos pesqueiros, meio ambiente, percepção, ensino.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo aplicar técnicas de Educação Ambiental (EA) aos estudantes da escola Adventista de Breves, arquipélago do Marajó, Pará, Brasil, integrada aos assuntos da pesca e aquicultura. Foi utilizada uma abordagem qualitativa e quantitativa. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário, palestras, atividade virtual de ensino/aprendizagem demonstrativa e aplicação da escala hedônica facial para 23 discentes do ensino fundamental. Os resultados indicam que os usos das técnicas de EA são importantes na escola, assim como o direcionamento para gerar mudanças de comportamento em relação ao meio ambiente. Foi possível identificar que 91% estudantes possuem conhecimentos sobre EA. Uma parcela considerável não sabe que a pesca predatória pode acarretar a extinção de peixes, demonstrando relevância do projeto de Educação Ambiental voltados para aquicultura são necessários para uma melhor conscientização ambiental.

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Biografia do Autor

Ramila Diniz Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, PA.

Estudante do Curso Técnico de Meio Ambiente

Antonia Rafaela Gonçalves Macedo, Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus Castanhal, PA.

Doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus Castanhal, Pará, Brasil.

Ana Célia Barbosa Guedes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, PA.

Professora.

Netanias Mateus de Souza Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, PA.

Professor.

Arllen Élida Aguiar Paumgartten, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, PA.

Professor.

Raoani Cruz Mendonça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, PA.

Professor.

Manoel Luciano Aviz de Quadros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, PA.

Professor.

Luã Caldas de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, PA.

Professor.

Julia Siqueira Moreau, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Breves, PA.

Professora.

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Publicado

30-05-2020

Como Citar

Miranda, R. D., Macedo, A. R. G., Guedes, A. C. B., Castro, N. M. de S., Paumgartten, A. Élida A., Mendonça, R. C., Quadros, M. L. A. de, Oliveira, L. C. de, Moreau, J. S., & Silva, F. N. L. da. (2020). Pesca e aquicultura: técnicas de Educação Ambiental no ensino fundamental no Marajó (PA). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(3), 410–425. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9974

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2019-11-13
Aceito: 2020-04-28
Publicado: 2020-05-30

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