Caracterização das condições de manutenção e dos usos da zona costeira do Município de São Luís (MA): A educação Ambiental como alternativa de amenização de impactos.

Autores

  • Naara Suzany da Silva Reis Faculdades Pitágoras
  • Paula Verônica Campos Jorge Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9950

Palavras-chave:

Crescimento Populacional, Zona Costeira, Resíduos Sólidos, Educação Ambiental

Resumo

O crescimento das cidades reforça problemas de ordem ambiental, e quando em áreas costeiras tendem a serem potencializados por conta da sensibilidade dos ecossistemas ali presentes. No Estado do Maranhão, a zona costeira possui 640 km de extensão, correspondendo a segunda maior região costeira do Brasil, na qual se encontra características geoambientais diversificadas, tendo grande potencial pesqueiro, turístico, portuário e um rico ecossistema. Este trabalho visou caracterizar as condições de usos e manutenção da zona costeira do Município de São Luís, e avaliar quais as aplicações possíveis da Educação Ambiental como ferramenta de resolução de problemas caraterizados.

Biografia do Autor

  • Naara Suzany da Silva Reis, Faculdades Pitágoras

    Graduada em Engenharia Ambiental (Faculdade Pitágoras de São Luis), Pós-graduanda em Pericia e Auditoria Ambiental (IBRA) e Engenharia de Segurança do Trabalho (IBRA). Atuou na monitoria da disciplina Meio Ambiente e Sustentabilidade, alem de participar dos projetos de extensão como Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do Estado do Maranhão em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), e o projeto de Fossa biodigestora para tratamento de esgoto e reutilização da água no meio rural como alternativa de acessibilidade e popularização, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA (FAPEMA) e apresentado na Semana de Tecnologia em Imperatriz - MA. Fez parte dos Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), um programa vinculado a ABES.

  • Paula Verônica Campos Jorge Santos , Universidade Federal do Maranhão

    Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia (BIONORTE-UFMA), Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas (UNIFAP), Especialista em Educação Ambiental (SENAC) e Bacharel em Ciências Aquáticas (UFMA). Trabalha com hidrologia, análises climáticas, planejamento ambiental, análise e monitoramento de impactos ambientais, elaboração de projetos e programas de interesse socioambiental. Atualmente é Assessora do Governo do Estado do Maranhão atuando como Coordenadora do Licenciamento Ambiental das obras públicas financiadas através do BNDES. É Coach educacional com foco em alunos de ensino médio, acadêmicos, professores e gestores escolares. Atua também no coach life e de carreira.

Referências

ANDRADE, M.M.,; MARQUES, M.M. A Educação Ambiental como instrumento na prevenção de riscos ambientais. Educação Ambiental em Ação, 2019.

CAVALCANTE, J.S.I. Áreas costeiras: gestão, problemáticas e percepções ambientais no município de Areia Branca, Rio Grande do Norte, Brasil. 2018. 183f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

CORREIA, J. D. sustentabilidade dos sistemas agro-extrativos de produção da região lacustre de penalva-ma, na área de proteção ambiental da baixada maranhense. Dissertação de mestrado, 2006, pp.12-98.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: atlas, 2007 Ventura, m. M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v.20, n.5, pp.383-386, 2007.

GRUBER, N. L. S; BARBOZA, E. G; NICOLODI, J. L. Geografia dos Sistemas Costeira e Oceanográficos: Subsídios para Gestão Integrada da Zona Costeira. Gravel. Porto Alegre, 2003. p 81-89.

RIBEIRO, K.S.; LEITE, A.D.; SILVA, J.F.; CUNHA, D.M.; CABRAL, J.S.; SANTOS, P.C. Caracterização de impactos antrópicos e naturais sobre ecossistema de manguezal: praia do caúra no município de São José de Ribamar (MA). Educação Ambiental em Ação, 2019.

OLIVEIRA, T.C.R. Uso e qualidade das praias arenosas da Ilha de Santa Catarina, SC, Brasil: bases para seu planejamento ambiental. 143 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.

SILVA, J.F.; LIMA, C. D. Expansão urbana na zona costeira de são luís – ma: a gestão ambiental inserida no gerenciamento costeiro. Anais do IV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2013, pp. 1-6.

ZANELLI. J.C. Pesquisa qualitativa em estudos da gestão de pessoas. Estudos de Psicologia. 2002.

Downloads

Publicado

24-08-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REIS, Naara Suzany da Silva; SANTOS , Paula Verônica Campos Jorge. Caracterização das condições de manutenção e dos usos da zona costeira do Município de São Luís (MA): A educação Ambiental como alternativa de amenização de impactos. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 15, n. 5, p. 333–344, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.9950. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9950. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2019-11-04
Aprovado 2020-06-08
Publicado 2020-08-24