Gestão de Resíduos, Cidadania e Educação Ambiental: a subversão do conceito de função

Autores

  • Carlos Cândido da Silva Cyrne Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Júlia Elisabete Barden Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Maria Madalena Dullius Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Bruno Nonnemacher Buttenbender Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9879

Palavras-chave:

Cidadão; Sociedade; Meio ambiente

Resumo

A necessidade de criar uma consciência de preservação ambiental é crescente. De forma evolutiva, lenta e gradual diferentes ações estão sendo realizadas. É preciso fazer a sociedade despertar para a responsabilidade cidadã na relação com o meio ambiente. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma discussão sobre as conexões entre a gestão de resíduos, a educação ambiental e a cidadania, subvertendo o conceito de função. Metodologicamente o texto é resultado de uma pesquisa qualitativa-exploratória, quanto aos fins e bibliográfica, quanto aos meios, pois esta permite amadurecer ou aprofundar um problema de pesquisa por meio do conhecimento dos trabalhos já realizados por outros pesquisadores. Ao final das reflexões foi possível constatar, como resultados, que a Educação Ambiental e Cidadania estão muito próximas. No entanto a Gestão de Resíduos, embora possa tangenciar o tema, não guarda uma relação direta com a Cidadania, porém está associada com a Educação Ambiental. 

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Publicado

25-08-2020

Como Citar

Cyrne, C. C. da S., Barden, J. E., Sindelar, F. C. W., Dullius, M. M., & Buttenbender, B. N. (2020). Gestão de Resíduos, Cidadania e Educação Ambiental: a subversão do conceito de função. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(5), 409–423. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9879

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-10-14
Aceito: 2020-06-08
Publicado: 2020-08-25

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