Mapas mentais e Educação Ambiental: experiência com alunos do ensino médio

Autores

  • Peter da Silva Rosa Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ
  • Angelica Carvalho Di Maio Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9471

Palavras-chave:

Mapas Mentais, Educação Ambiental, Percepção Ambiental

Resumo

Diante do atual contexto que revela intensa degradação ambiental e reconhecendo a importância da educação para a transformação do status quo, o presente trabalho teve por objetivo analisar e compreender a percepção ambiental de estudantes do ensino médio em Itaboraí (RJ), por meio de mapas mentais. Além disso, foi desenvolvida a atividade de construção de representações geoespaciais dos problemas socioambientais do espaço de vivência do alunado, visando à prática de uma educação ambiental contextualizada. Apesar da importância de metodologias participativas como a supracitada, os resultados apontaram que a concepção mais abrangente e complexa de meio ambiente ainda foi muito limitada diante das visões tradicionais verificadas nas argumentações e nos produtos cartográficos.

Biografia do Autor

  • Peter da Silva Rosa, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ

    Professor de Geografia (licenciado pela UERJ), bacharel em Ciência Ambiental (UFF), especialista em Planejamento e Educação Ambiental (UCAM) e em Cartografia, geotecnologias e meio ambiente no ensino (UFF) e mestrando do programa de Pós-Graduação em Educação (UFF).

  • Angelica Carvalho Di Maio, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ

    Doutora em Geografia, professora associada do Departamento de Análise Geoambiental e Vice-Diretora do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

16-02-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROSA, Peter da Silva; DI MAIO, Angelica Carvalho. Mapas mentais e Educação Ambiental: experiência com alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 15, n. 1, p. 160–181, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.9471. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9471. Acesso em: 9 jul. 2025.
Recibido 2019-06-13
Aprovado 2020-02-03
Publicado 2020-02-16