Percepções de estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre os morcegos (Mammalia, Chiroptera) em Leme (SP)

Autores

  • Ana Beatriz Ligo
  • Renata Mello Giona Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9363

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, Morcegos, Educação Ambiental, Quirópteros

Resumo

Os morcegos são cercados de mitos e superstições, fazendo com que grande parte da sociedade apresente aversão com relação a esses animais. O estudo da percepção ambiental permite identificar o modo como a sociedade enxerga o meio ambiente, assim como seus interesses e crenças. No ambiente escolar, a pesquisa da percepção ambiental é uma ferramenta para nortear o professor na melhor escolha do método de ensino-aprendizagem, além de permitir que os assuntos sejam tratados de forma contextualizada com o que os alunos trazem para a sala de aula. Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do 6º ano do ensino fundamental com relação aos morcegos. Foram entrevistados 100 alunos entre 11 e 13 anos. A entrevista foi realizada por meio de questionário com quatro questões fechadas e uma aberta. Foi possível identificar que embora os alunos possuam um bom conhecimento sobre morcegos, uma parcela considerável ainda possui um conhecimento equivocado sobre esse grupo, demonstrando que programas de Educação Ambiental são necessários para uma melhor conscientização ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, T. Y. I.; TALAMONI, J. L. B. Morcegos, anjos ou demônios? Desmistificando os morcegos em uma trilha interpretativa. Revista Simbio-Logias. Botucatu, v.8, n.11, p. 179-187, Dez/2015.

BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 - Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9605.htm>. Acesso em: 15 março 2018.

BEZERRA, Y. B. S.; PEREIRA, F. S. P.; SILVA, A. K. P.; MENDES, D. G. P. S. Análise da percepção ambiental de estudantes do Ensino Fundamental II em uma escola do município de Serra Talhada (PE). Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v.9, n.2, p.472-488, 2014.

CABRAL, L. B. Morcegos e a educação para a ciência: uma intervenção com professores de ciências e biologia. 2006. Monografia (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2006.

CAPPARROS, E. M.; JUNIOR, C. A. O. M. A representação social sobre morcegos apresentada pela mídia Brasileira. Revista Contexto & Educação. Ijuí, v.30, n.97, p. 94-116, 2015.

CUNHA, T. S.; ZENI, A. L. B. A representação social de meio ambiente para alunos de ciências e biologia: subsídio para atividades em educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v.18, p.399-414, Jan/Jun, 2007. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3326/1990>. Acesso em: 20 fev. de 2018

ESBÉRARD, C. E.L., CHAGAS, A.S., LUZ, E. M.; CARNEIRO, R. Pesquisa com público sobre morcegos. Chiroptera Neotropical, v.1, n. 2, p.44-45, 1996.

ESTEVAM, C. S.; GAIA, M. C. M. Concepção ambiental na educação básica: subsídios para estratégias de educação ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v.12, n.1, p.195-208, 2017. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2265>. Acesso em: 21 abril 2018.

FILHO, T. P. S.; SILVA, L. A. M.; SILVA, R. R.; OLIVEIRA, P. J. A.; OLIVEIRA, J. C. T.; SILVA, E. M. V. G.; CUNHA, M. T. S. A influência do ensino e aprendizagem na formação de conceitos sobre morcegos entre alunos de 5ª e 6ª séries em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Chiroptera Neotropical. v.16, n.1 (Supl.), p.11-113, abr.2010.

GOMES, M. C. B.; NETO, E. M. C.; ALVAREZ, M. R. V. Ethnozoology of bats (Mammalia, Chiroptera) in Feira de Santana Municipality, Bahia State, Northeastern Brazil. Brazilian Journal of Biological Sciences. João Pessoa, v.4, n.7, p.147-156, 2017.

GONÇALVES, A. M. M.; SEPÚLVEDA, P. S.; CARVALHO, N. S.; SILVA, L. A. Morcegos: Diagnóstico do conhecimento da população em áreas endêmicas da região metropolitana de São Paulo. Revista educação ambiental em ação. n.57, ano XV, set-nov 2016. Disponível em: <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2434>. Acesso em: 10 mar. 2018.

KANDA, C. Z.; ANDRADE, J. A. C.; ARAÚJO, C. A. M.; MEIRELLES, P. G. Trilha sensitiva como estratégia de ensino do bioma Cerrado. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v.9, n.1, p.23-36, 2014. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1801>. Acesso em: 11 abril 2018.

KNIGHT, A. J. “Bats, snakes and spiders, Oh my!”: How aesthetic and negativistic attitudes, and other concepts predict support for species protection. Journal of Environmental Psychology. v. 28, n.1, p. 94-103, 2008.

KUBIATKO, M.; PROKOP, P. Pupils’ misconceptions about mammals. Journal of Baltic Science Education, v.6, n.1, p.5-14, 2007.

KUNZ, T. M.; TORREZ, E. B.; BAUER, D.; LOBOVA, T.; FLEMING, T. H. Ecosystem services provided by bats. Annals of the New York Academy of Sciences. v.1223, n.1, p.1-38, 2011.

LAURINDO, R. S.; NOVAES, R. L. M. Desmistificando os morcegos. Monte Belo: ISMECN, 2015.

LEAL, J. C. P.; NUNES, E. R. M. A Percepção ambiental: um subsídio para os trabalhos em educação ambiental In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4., 2003. Bauru, Anais... Bauru: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003.

LIMA, I. P. Espécies de morcegos (Mammalia, Chiroptera) registradas em parques nas áreas urbanas do Brasil e suas implicações no uso deste ambiente. In: REIS, N. R.; PERACCHI, A. L.; SANTOS, G. A. S. D. (Org.). Ecologia de Morcegos. Londrina: Technical Books, 2008. p.71-85.

NOVAES, R. L. M.; JUNIOR, L. F. M.; DUARTE, A. C.; FAÇANHA, A. C. Pesquisa de opinião sobre os morcegos com frequentadores do Parque da Prainha, Rio de Janeiro. Revista educação ambiental em ação, n.25, ano VII, set-nov 2008. Disponível em: <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=600>. Acesso em: 08 mar 2018.

PERACCHI, A. L.; LIMA, I. P.; REIS, N. R.; NOGUEIRA, M. R.; FILHO, H. O. Ordem Chiroptera. In: REIS, N. R.; PERACCHI, A. L.; PEDRO, W. A.; LIMA, I. P. (Org.).Mamíferos do Brasil. 2. ed. Londrina: Nelio R. dos Reis, 2011. Cap.7, p.155-217.

PROKOP, P.; FANČOVIČOVÁ, J.; KUBIATKO, M. Vampires Are Still Alive: Slovakian Students' Attitudes toward Bats. Anthrozoös. v.22, n.1, p.19-30, 2009.

PROKOP, P.; TUNNICLIFFE, S. D. “Disgusting” animals: primary school children’s attitudes and myths of bats and spiders. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education. v.4, n.2, p.87-97, 2008.

REIS, N. R.; SHIBATTA, O. A.; PERACCHI, A. L.; PEDRO, W. A.; LIMA, I. P. Sobre os morcegos brasileiros. In: REIS, N. R.; PERACCHI, A. L.; PEDRO, W. A.; LIMA, I. P. (Org.) Morcegos do Brasil. Londrina: Nelio R. dos Reis, 2007. Cap. 1, p.13-16.

SCAVRONI, J; PALEARI, L. M.; UIEDA, W. Morcegos: Realidade e fantasia na concepção de crianças de área urbana de Botucatu, SP. Revista Simbio-Logias. Botucatu, v.1, n.2, p.1-18. 2008.

SOUSA, C. A. F.; ALVES, A. F.; ANDRADE, T. M.; NICODEMO, S. C. T. S.; VITORINO, G. O. A percepção ambiental de atores sociais de escolas públicas e privadas, em um bairro de João Pessoa (PB). Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v.12, n.4, p.180-191, 2017. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2321>. Acesso em: 29 set 2018.

VIEIRA, M. R. M.; BITENCOURT, K.; ZANON, A. M. Percepção sobre a fauna por estudantes do 5º ano do ensino fundamental, Rio Verde de MT- MS: Contribuições para o ensino de ciências e a educação ambiental. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 4., 2014. Ponta Grossa, Anais... Ponta Grossa: CASTILHO, R.M.; SILVEIRA, F.; MAINGINSKI, F.E.; BERSSANETTE, J.H., 2014.

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

Ligo, A. B., & Mello Giona, R. (2019). Percepções de estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre os morcegos (Mammalia, Chiroptera) em Leme (SP). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(3), 168–184. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9363

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-04-27
Aceito: 2019-08-05
Publicado: 2019-09-16