Efeitos de práticas de Educação Ambiental sobre o conhecimento e atitudes em relação aos quelônios amazônicos, entre alunos de escolas públicas na região da bacia do Baixo Xingu (PA)

  • Adson Gomes de Ataídes Universidade Federal do Tocantins
  • Adriana Malvasio Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Sensibilização Ambiental; Conservação; Testudines; Região Amazônica.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) tem sido apontada como estratégia para sensibilizar, aumentar o conhecimento e promover as mudanças de hábitos necessárias à conservação dos quelônios amazônicos. Por meio de questionários semiestruturados, este estudo avaliou se ocorrem mudanças no conhecimento e atitudes em relação aos quelônios entre alunos de escolas públicas, após participação em ações de EA, na região do Baixo Xingu. Os resultados evidenciaram que as atividades de EA contribuíram para aumentar o conhecimento dos estudantes sobre a importância social e ecológica dos quelônios amazônicos, bem como para revelar a percepção em relação às principais ameaças e o que fazer para conservar esses animais.

Biografia do Autor

Adson Gomes de Ataídes, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Ciências do Ambiente, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Adriana Malvasio, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Zoologia, Docente, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2019-12-09
Como Citar
Ataídes, A. G. de, & Malvasio, A. (2019). Efeitos de práticas de Educação Ambiental sobre o conhecimento e atitudes em relação aos quelônios amazônicos, entre alunos de escolas públicas na região da bacia do Baixo Xingu (PA). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(4), 185-203. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9355
Seção
Artigos