Responsabilidade compartilhada sobre os resíduos sólidos e Educação Ambiental no contexto urbano amazônico

Autores

  • Paulo Vitor dos Santos Gonçalves Universidade do Estado do Pará
  • Paulo Amador Tavares Universidade do Estado do Pará
  • Fernanda Neves Ferreira Universidade do Estado do Pará
  • Vítor Abner Borges Dutra Universidade do Estado do Pará
  • Norma Ely Santos Beltrão Universidade do Estado do Pará
  • Hélio Raymundo Ferreira Filho Universidade do Estado do Pará
  • Hebe Morganne Campos Ribeiro Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2725

Palavras-chave:

Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Conscientização Ambiental, Sustentabilidade Urbana, Práticas Sustentáveis, Responsabilidade Compartilhada

Resumo

No arcabouço da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), está previsto o princípio da responsabilidade compartilhada (RC). Propõe-se, neste trabalho, abordar a responsabilidade dos indivíduos na gestão compartilhada e como esta pode ser acentuada através da Educação Ambiental. Especificamente, o objetivo deste artigo foi investigar o contexto da RC dos moradores de uma bacia hidrográfica urbana na cidade de Belém, Pará, relacionando esta percepção com as características socioeconômicas desses indivíduos. Concluiu-se que a inserção de temáticas relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade na educação formal poderia tornar a população mais proativa dentro do cenário da gestão de resíduos sólidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Vitor dos Santos Gonçalves, Universidade do Estado do Pará

Bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Engenheiro Ambiental, graduado pela Universidade do Estado do Pará no ano de 2017. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo PIBIC/CNPq e voluntário no Laboratório de Logística (NILO - Núcleo Integrado de Logística e Operações), recentemente atuou como estagiário na Secretária do Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS.

Paulo Amador Tavares, Universidade do Estado do Pará

Engenheiro Ambiental formado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) no ano de 2016, tendo cursado perído sanduíche de 14 meses na Limerick Instute of Technology, Irlanda. É, atualmente, bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UEPA, com término previsto para fevereiro de 2019.

Fernanda Neves Ferreira, Universidade do Estado do Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará. Advogada autônoma, atuante desde 2014, com experiência nas áreas de Direito Trabalhista e Administrativo.

Vítor Abner Borges Dutra, Universidade do Estado do Pará

Bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e engenheiro ambiental graduado por esta mesma instituição (2017). Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Tecnológica PIBITI/CNPq/UEPA (2014-2015), estagiou na Gerência de Projetos Minerários Metálicos (GEMIM) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS-PA) (2015-2016) e monitorou a disciplina "Operações Unitárias" do Curso de Engenharia Ambiental da UEPA (2017).

Norma Ely Santos Beltrão, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Economia Agrícola na Justus-Liebig-Universität Giessen na Alemanha (2008), reconhecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como Doutorado em Desenvolvimento Rural. Já desempenhou funções de gestão, entre eles coordenação de cursos de graduação e pós-graduação, Diretoria de Extensão da UEPA, Diretoria de Planejamento Ambiental da SEMA, Diretoria do Planetário do Pará, entre outras funções. Atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará, atuando no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (mestrado) . Atua nos cursos de graduação em Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal, e diversos cursos de especialização. Na área da pesquisa, é lider do grupo de pesquisa NUPAD - Núcleo de pesquisas Aplicadas ao Desenvolvimento Regional e desenvolve estudos técnicos e pesquisas nas áreas de Desenvolvimento Regional, Política e Gestão Ambiental, Economia ambiental, Valoração ambiental e Serviços Ecossistêmicos.

Hélio Raymundo Ferreira Filho, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1982), Mestrado em Tecnologia da Informação - University of Nottingham (1990), Mestrado em Gestion de Systèmes d'Information - Université Pierre-Mendès France (2000) e Doutorado em Ciências de Gestão - Université Pierre Mendès-France (2004), convalidado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará, Coordena o Curso de Especialização em Logística com ênfase em Sustentabilidade. Atua no Programa de Mestrado em Ciências Ambientais e no Curso de Engenharia de Produção da UEPA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia da Informação, Gestão do Conhecimento, Sistema Integrados de Gestão, Supply Chain Management, Logística e Logística Reversa. Possui artigos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais. É referee nos eventos ENEGEP e SIMPEP.

Hebe Morganne Campos Ribeiro, Universidade do Estado do Pará

Possui mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica Com Ênfase Em Hidrelétricas pela Universidade Federal do Pará (2008). Atualmente é coordenadora do laboratório de hidrocarboneto da Universidade do Estado do Pará e Professora Titular da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, água, contaminantes, monitoramento e qualidade.

Downloads

Publicado

12-12-2019

Como Citar

Gonçalves, P. V. dos S., Tavares, P. A., Ferreira, F. N., Dutra, V. A. B., Beltrão, N. E. S., Ferreira Filho, H. R., & Ribeiro, H. M. C. (2019). Responsabilidade compartilhada sobre os resíduos sólidos e Educação Ambiental no contexto urbano amazônico. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(4), 360–373. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2725

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-01-18
Aceito: 2019-11-09
Publicado: 2019-12-12

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)