Confecção de bolsas a partir do reaproveitamento: um olhar diferente sobre o banner

Autores

  • Gysele Maria Morais Costa Universidade do Estado do Pará
  • Cássia de Paula Freitas da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Larissa Sales da Costa Oliveira Universidade do Estado do Pará
  • Juliana Pires Nascimento Universidade do Estado do Pará
  • Natália da Silva Araújo Universidade do Estado do Pará
  • André Silva dos Reis Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2718

Palavras-chave:

Impacto Ambiental, Banner, Ensino.

Resumo

O pôster (ou banner) é muito utilizado no Brasil para apresentações cientificas, todavia, há um grande impacto ambiental gerado pelo descarte inadequado. Assim, o objetivo deste artigo foi reaproveitar os banners a partir da confecção de bolsas. O desenvolvimento deste trabalho se deu por meio de uma oficina dividida em dois momentos: I) conceitos, curiosidades acerca da temática e II) confecção de bolsas de banner. Ao término da oficina, aplicou-se um questionário versando sobre o aspecto socioambiental e papel da universidade, fez-se o uso da análise de conteúdo para a interpretação das respostas. Constatou-se que a oficina contribuiu para aprofundamento dos conhecimentos, reflexão ambiental e novas estratégias de ensino de química

Biografia do Autor

  • Gysele Maria Morais Costa, Universidade do Estado do Pará
    Departamento de Ciências Naturais com Habilitação em Química. Área de atuação em Química Experimental, Química Ambiental e História da Química no Pará

Downloads

Publicado

04-12-2019

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

COSTA, Gysele Maria Morais; DA SILVA, Cássia de Paula Freitas; OLIVEIRA, Larissa Sales da Costa; NASCIMENTO, Juliana Pires; ARAÚJO, Natália da Silva; DOS REIS, André Silva. Confecção de bolsas a partir do reaproveitamento: um olhar diferente sobre o banner. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 14, n. 4, p. 58–73, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2718. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2718. Acesso em: 13 jul. 2025.
Recibido 2019-01-03
Aprovado 2019-10-07
Publicado 2019-12-04