Educação Ambiental como instrumento para o desenvolvimento local: uma análise teórica

Autores

  • Eliton Janio Araújo Ferreira Universidade Federal do Pará
  • Marilena Loureiro da Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2703

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Desenvolvimento, Desenvolvimento local

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar a Educação Ambiental como instrumento para o desenvolvimento local. Como forma de embasar essa formulação analisou-se o conceito de desenvolvimento local a partir da análise de diversos autores, relacionando-os com os pressupostos da Educação Ambiental. A metodologia para a realização deste estudo concentrou-se em uma pesquisa bibliográfica por meio de diversos instrumentos, dentre eles: livros, artigos publicados em periódicos, sites, dentre outros. Como resultados, verificou-se que a Educação Ambiental possui uma articulação com o conceito de desenvolvimento local, o que faz com que essa se constitua como um importante instrumento para a promoção desse desenvolvimento.

Biografia do Autor

  • Eliton Janio Araújo Ferreira, Universidade Federal do Pará

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA)

  • Marilena Loureiro da Silva, Universidade Federal do Pará

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA)

Downloads

Publicado

17-09-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ARAÚJO FERREIRA, Eliton Janio; SILVA, Marilena Loureiro da. Educação Ambiental como instrumento para o desenvolvimento local: uma análise teórica. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 14, n. 3, p. 355–366, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2703. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2703. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-12-06
Aprovado 2019-08-21
Publicado 2019-09-17