Diálogo entre saberes e práticas em Educação Ambiental em uma escola no município de Macapá (AP)

Autores

  • Gleury Sales Farias Universidade Brasil
  • Denise Regina da Costa Aguiar Universidade Brasil
  • Cristina Veloso de Castro Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2689

Palavras-chave:

Saberes, Conscientização, Educação Ambiental, Educação Crítica

Resumo

A escola tem um papel fundamental para discussão e debates sobre o meio ambiente. Este estudo objetiva analisar como se estabelece o diálogo entre os saberes nas práticas em educação ambiental em uma Escola Estadual localizada no distrito de fazendinha em Macapá/AP. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa bibliográfica e de campo, de cunho qualitativo, com revisão bibliográfica, entrevista semiestruturada, observação. Para tratamento dos dados utilizou-se da análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstraram que é possível estabelecer a prática do diálogo entre saberes e a escola um papel transformador na formação do educando, atendendo o critério ético e participativo no processo de ensino aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleury Sales Farias, Universidade Brasil

Psicóloga e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – UNIVERSIDADE BRASIL.

Denise Regina da Costa Aguiar, Universidade Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – UNIVERSIDADE BRASIL

Cristina Veloso de Castro, Universidade Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – UNIVERSIDADE BRASIL

Downloads

Publicado

17-09-2019

Como Citar

Farias, G. S., Aguiar, D. R. da C., & de Castro, C. V. (2019). Diálogo entre saberes e práticas em Educação Ambiental em uma escola no município de Macapá (AP). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(3), 367–388. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2689

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2018-11-01
Aceito: 2019-08-31
Publicado: 2019-09-17

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)