Diálogo entre saberes e práticas em Educação Ambiental em uma escola no município de Macapá (AP)

  • Gleury Sales Farias Universidade Brasil
  • Denise Regina da Costa Aguiar Universidade Brasil
  • Cristina Veloso de Castro Universidade Brasil
Palavras-chave: Saberes, Conscientização, Educação Ambiental, Educação Crítica

Resumo

A escola tem um papel fundamental para discussão e debates sobre o meio ambiente. Este estudo objetiva analisar como se estabelece o diálogo entre os saberes nas práticas em educação ambiental em uma Escola Estadual localizada no distrito de fazendinha em Macapá/AP. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa bibliográfica e de campo, de cunho qualitativo, com revisão bibliográfica, entrevista semiestruturada, observação. Para tratamento dos dados utilizou-se da análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstraram que é possível estabelecer a prática do diálogo entre saberes e a escola um papel transformador na formação do educando, atendendo o critério ético e participativo no processo de ensino aprendizagem.

Biografia do Autor

Gleury Sales Farias, Universidade Brasil
Psicóloga e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – UNIVERSIDADE BRASIL.
Denise Regina da Costa Aguiar, Universidade Brasil
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – UNIVERSIDADE BRASIL
Cristina Veloso de Castro, Universidade Brasil
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – UNIVERSIDADE BRASIL
Publicado
2019-09-17
Como Citar
Farias, G. S., Aguiar, D. R. da C., & de Castro, C. V. (2019). Diálogo entre saberes e práticas em Educação Ambiental em uma escola no município de Macapá (AP). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(3), 367-388. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2689
Seção
Relatos de Experiências