Diálogo entre saberes e práticas em Educação Ambiental em uma escola no município de Macapá (AP)

Autores

  • Gleury Sales Farias Universidade Brasil
  • Denise Regina da Costa Aguiar Universidade Brasil
  • Cristina Veloso de Castro Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2689

Palavras-chave:

Saberes, Conscientização, Educação Ambiental, Educação Crítica

Resumo

A escola tem um papel fundamental para discussão e debates sobre o meio ambiente. Este estudo objetiva analisar como se estabelece o diálogo entre os saberes nas práticas em educação ambiental em uma Escola Estadual localizada no distrito de fazendinha em Macapá/AP. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa bibliográfica e de campo, de cunho qualitativo, com revisão bibliográfica, entrevista semiestruturada, observação. Para tratamento dos dados utilizou-se da análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstraram que é possível estabelecer a prática do diálogo entre saberes e a escola um papel transformador na formação do educando, atendendo o critério ético e participativo no processo de ensino aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Gleury Sales Farias, Universidade Brasil
    Psicóloga e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – UNIVERSIDADE BRASIL.
  • Denise Regina da Costa Aguiar, Universidade Brasil
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – UNIVERSIDADE BRASIL
  • Cristina Veloso de Castro, Universidade Brasil
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – UNIVERSIDADE BRASIL

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Publicado

17-09-2019

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

FARIAS, Gleury Sales; AGUIAR, Denise Regina da Costa; DE CASTRO, Cristina Veloso. Diálogo entre saberes e práticas em Educação Ambiental em uma escola no município de Macapá (AP). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 14, n. 3, p. 367–388, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2689. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2689. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-11-01
Aprovado 2019-08-31
Publicado 2019-09-17