The interdisciplinary work in Environmental Education reflection on the teaching practice

Authors

  • Teresinha Maria Gonçalves Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2675

Keywords:

Environmental Awareness, Complex Thought, Interdisciplinarity, Environmental Education

Abstract

This article is a reflection on environmental education from a critical perspective, which emphasizes the interdisciplinary work in the process. This is part of the teaching work of the author. This paper evaluates the dichotomy between society and nature in the perception of teachers, which leads to compartmentalized practices in the field of environmental education.  Methodologies used are usually deficient as far as they cannot overcome the denunciation of the socio-environmental conflict and put it in context in a diverse and complex society such as in Brazil. Consequently, in this context, the environmental education is seen as a repetitive practice sometimes embedded in anthropocentric values. The complex thought suggests certain education directed to changing the simplistic ways of thinking.

Author Biography

  • Teresinha Maria Gonçalves, Universidade do Extremo Sul Catarinense
    Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Pós Doutorado em Naturaleza. Espacio y Sociedad pela Universidad de Chile-UCHILE ( 2015) . Especialista em Metodologia da Pesquisa de Campo pela Fundación Konrad Adenauer - México . Especialista em Filosofia Política pela UFPR . Especialista em Saúde Pública pela FIOCRUZ. Atualmente é professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense, atuando no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais ( mestrado e doutorado e no curso de Psicologia). Coordena o Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre Meio Ambiente e Espaço Urbano-GIPMAUR e dirige o Laboratório de Pesquisa sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Psicologia Ambiental que agrega estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e pesquisadores de outras universidade como UNISINOS, UFPR , PUC-PR e UCHILE. Tem experiência em Ciências Ambientais atuando nos seguintes temas; meio ambiente e desenvolvimento, sustentabilidade, ética, natureza e sociedade. meio ambiente urbano, gestão ambiental e gestão ambiental urbana,os espaços públicos da cidade, sustentabilidade urbana, urbanidade e psicologia ambiental. Em Psicologia tem experiência em Psicologia Social e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: a produção da subjetividade.O processo de subjetivação na sociedade contemporânea, apropriação do espaço, percepção, a ética e os valores que orientam a relação sociedade/natureza , a sociedade pós-moderna e as desigualdades socioculturais. .Consultora..ad hoc da CAPES na área de Psicologia Social. Docente do curso de Psicologia da UNESC. É filiada à ANPPAS-Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade.Consultora do CYTED-Programa Ibero Americano de Ciência e Tecnologia. Filiada a Associação Colombiana de Planejamento Urbano Regional - ACIUR. .membro adjunto del Núcleo Interdisciplinario de Estudios Socioambientales (NIES) de la Universidad de Chile, en su calidad de miembro de la red internacional del NIES

Published

2019-09-13

Issue

Section

Artigos

How to Cite

GONÇALVES, Teresinha Maria. The interdisciplinary work in Environmental Education reflection on the teaching practice. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 41–49, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2675. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2675. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2018-10-09
Accepted 2019-08-31
Published 2019-09-13