Análise da percepção dos estudantes do ensino médio da cidade do Rio de Janeiro sobre as abelhas: quanto realmente sabemos sobre elas?

Autores

  • Gisele Palmares Gomes da Paixão Universidade Veiga de Almeida
  • Felipe Rodrigo Vivallo Martínez Laboratório de Hymenoptera HYMN Departamento de Entomologia Museu Nacional. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2661

Palavras-chave:

Alunos, Apis melífera, Polinização, Conservação.

Resumo

As abelhas são um dos grupos de insetos mais importantes por participarem ativamente na polinização e, consequentemente, na manutenção de grande parte dos ecossistemas terrestres. Para esse artigo foi avaliado o nível de conhecimento que alunos do ensino médio de diferentes escolas do estado do Rio de Janeiro têm sobre tais insetos – quanto a sua relevância no meio ambiente, ou mesmo quais atividades poderiam contribuir para a manutenção das suas populações. Os resultados obtidos indicam que grande parte dos alunos reconhece a importância das abelhas no meio ambiente, mas desconhecem a riqueza de espécies presentes no país, assim como às ferramentas que podem contribuir com a manutenção das espécies nativas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Palmares Gomes da Paixão, Universidade Veiga de Almeida

Graduada no curso de Ciências Biológicas com ênfase em ecologia - Licenciatura na Universidade veiga de almeida RJ,no ano de 2017; Cursando MBA em Planejamento e Gestão Ambiental na Universidade Veiga de Almeida RJ; e participando do processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Zoologia da UFRJ (PPGZoo). http://lattes.cnpq.br/9261663705759875

Felipe Rodrigo Vivallo Martínez, Laboratório de Hymenoptera HYMN Departamento de Entomologia Museu Nacional. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Possui Licenciatura em Biologia pela Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile (2000), Mestrado em Ecologia e Sistemática pela Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile (2004), Doutorado em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná, Brasil (2010) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná, Brasil (2011). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Entomologia do Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro orientando alunos de Graduação (Iniciação Científica) e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), sendo também pesquisador e curador da coleção de Hymenoptera do Museu Nacional. Tem experiência na área de Zoologia (Entomologia) com ênfase em sistemática e taxonomia de abelhas (Hymenoptera: Apoidea: Anthophila) das regiões Neotropical e Andina, comportamento reprodutivo, morfologia funcional e interação polinizadores-planta, ministrando disciplinas nessas linhas de pesquisa no programa de Pós-Graduação em Zoologia do Museu Nacional. Atua como editor da Revista Chilena de Entomología e como avaliador de diversas revistas científicas como Zootaxa, Revista Brasileira de Entomologia, Journal of Natual History, Oecologia Australis, Bioscience Journal, African Journal of Biotechnology, Apidologie, Sociobiology, The Pan-Pacific Entomologist, etc. Contato: fvivallo@yahoo.com/ fvivallo@mn.ufrj.br. http://lattes.cnpq.br/8177915360712883

Downloads

Publicado

30-09-2018

Como Citar

Paixão, G. P. G. da, & Martínez, F. R. V. (2018). Análise da percepção dos estudantes do ensino médio da cidade do Rio de Janeiro sobre as abelhas: quanto realmente sabemos sobre elas?. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(3), 263–274. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2661

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2018-09-07
Aceito: 2018-09-10
Publicado: 2018-09-30

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.