Educação Ambiental crítica e estudos de patrimônio crítico: intersecções e virada para pedagogias decoloniais

Authors

  • Bárbara Pelacani Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Tiago Silva Alves Muniz Universidade Federal do Pará
  • Celso Sánchez Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2632

Keywords:

patrimônio, socioambiental, racismo ambiental, práticas educativas, decolonialidade.

Abstract

Este trabalho visa refletir sobre a contextualização de temas transversais e atuação do educador frente aos eixos ambiental e patrimonial partindo de sua intersecção voltada para pedagogias decoloniais, conforme percebe Catherine Walsh. Buscamos aqui explorar a transversalidade da educação ambiental no encontro com a educação patrimonial a fim de sentipensar pedagogias decoloniais. Nesse sentido, atravessando a teoria crítica para ler o mundo junto a inter-multi-transdisciplinaridade entre as ciências biológicas e humanas entendemos que tais práticas educativas contribuem para a formação humanitária dos educandos, fazendo-os reconhecer através de abordagens na educação ambiental e patrimonial o raciocínio para a autonomia através de incentivo de leitura crítica do mundo através das práticas de educação ambiental crítica e educação patrimonial e suas intersecções voltadas para ótica decolonial.

Author Biographies

  • Bárbara Pelacani, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
    Mestre em Educação pela UNIRIO e pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur)
  • Tiago Silva Alves Muniz, Universidade Federal do Pará
    Doutorando em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará
  • Celso Sánchez Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
    Doutor em Educação pela PUC/RJ e coordenador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur)

Published

2019-06-18

Issue

Section

Artigos

How to Cite

PELACANI, Bárbara; MUNIZ, Tiago Silva Alves; PEREIRA, Celso Sánchez. Educação Ambiental crítica e estudos de patrimônio crítico: intersecções e virada para pedagogias decoloniais. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 133–151, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2632. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2632. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2018-07-19
Accepted 2019-04-22
Published 2019-06-18