Estudo etnobotânico com crianças e adolescentes na comunidade São Francisco, Cabaceiras (PB)

Autores

  • Jaciara Bomfim dos Santos UFPB. CCEN. DSE.
  • Thamires Kelly Nunes Carvalho UFPB. CCEN. PRODEMA. João Pessoa - PB
  • Ezequiel da Costa Ferreira UFPB. CCEN. PRODEMA. João Pessoa - PB
  • Suellen da Silva Santos UFPB. CCEN. PRODEMA. João Pessoa - PB
  • Camilla Marques de Lucena UFPB. CCEN. PRODEMA. João Pessoa - PB
  • José Ribamar Farias Lima UFPB. CCEN. PRODEMA. João Pessoa - PB
  • Guilherme Muniz Nunes UFPB. CCEN. PRODEMA. João Pessoa - PB
  • Reinaldo Farias Paiva de Lucena UFPB. CCEN. DSE. João Pessoa - PB

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2622

Palavras-chave:

População Tradicional, Semiárido, Educação.

Resumo

A pesquisa foi realizada na comunidade São Francisco em Cabaceiras com objetivo de realizar um estudo etnobotânico com crianças e adolescentes. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas e lista livre. Os jovens caracterizaram cada espécie citada de acordo com a sua relação, informação sobre o uso e conhecimento pessoal, mencionando diversas categorias utilitárias. Dentre as plantas mais citadas, Opuntia ficus indica L. Mill e Prosopis juliflora (SW). DC. destacaram-se. Conclui-se que a pesquisa foi relevante, baseado na diversidade de plantas que foram mencionadas. Enfatiza-se a necessidade na realização de outras pesquisas dessa natureza, sugerindo a adoção de métodos e perspectivas da educação ambiental, podendo a mesma ser utilizada no desenvolvimento educacional das crianças e adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Santos, J. B. dos, Carvalho, T. K. N., Ferreira, E. da C., Santos, S. da S., Lucena, C. M. de, Lima, J. R. F., Nunes, G. M., & Lucena, R. F. P. de. (2018). Estudo etnobotânico com crianças e adolescentes na comunidade São Francisco, Cabaceiras (PB). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(4), 390–407. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2622

Edição

Seção

Artigos
Recebido em 2018-07-08
Aceito em 2018-11-30
Publicado em 2018-12-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)