O educador ambiental do Projeto Cultivando Água Boa da Bacia Hidrográfica do Paraná III

Autores

  • Luzia Klunk UNIVATES
  • Jane Márcia Mazzarino UNIVATES
  • Luciana Turatti UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2620

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sujeito Ecológico, Água, Estudo Qualitativo.

Resumo

A educação baseada na participação e que valoriza práticas culturais locais fundamenta a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a prática educativa do sujeito ecológico. O objetivo deste artigo é identificar elementos que constituem o sujeito ecológico no Programa Cultivando Água Boa (CAB) por meio das práticas dos seus educadores ambientais. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para conceituar a Educação Ambiental, a pesquisa documental para caracterizar o CAB, bem como observações e entrevistas para identificar os elementos que compõem o perfil dos educadores ambientais do CAB. Os resultados apontam que a formação e a motivação para desenvolver ações de Educação Ambiental locais atravessam os modos de fazer destes atores que atuam no CAB.

Biografia do Autor

  • Luzia Klunk, UNIVATES
    Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento - UNIVATES Bolsista - CAPES Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções - CNPq
  • Jane Márcia Mazzarino, UNIVATES
    Doutora em Ciências da Comunicação - UNISINOS Docente Permanente do PPG Ambiente e Desenvolvimento - UNIVATES Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções - CNPq
  • Luciana Turatti, UNIVATES
    Doutora em Direito - UNISC Docente Permanente do PPG Ambiente e Desenvolvimento e Sistemas Ambientais Sustentáveis - UNIVATES Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções - CNPq

Downloads

Publicado

30-09-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O educador ambiental do Projeto Cultivando Água Boa da Bacia Hidrográfica do Paraná III. (2018). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(3), 10-25. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2620