O educador ambiental do Projeto Cultivando Água Boa da Bacia Hidrográfica do Paraná III

Autores

  • Luzia Klunk UNIVATES
  • Jane Márcia Mazzarino UNIVATES
  • Luciana Turatti UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2620

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sujeito Ecológico, Água, Estudo Qualitativo.

Resumo

A educação baseada na participação e que valoriza práticas culturais locais fundamenta a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a prática educativa do sujeito ecológico. O objetivo deste artigo é identificar elementos que constituem o sujeito ecológico no Programa Cultivando Água Boa (CAB) por meio das práticas dos seus educadores ambientais. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para conceituar a Educação Ambiental, a pesquisa documental para caracterizar o CAB, bem como observações e entrevistas para identificar os elementos que compõem o perfil dos educadores ambientais do CAB. Os resultados apontam que a formação e a motivação para desenvolver ações de Educação Ambiental locais atravessam os modos de fazer destes atores que atuam no CAB.

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Biografia do Autor

Luzia Klunk, UNIVATES

Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento - UNIVATES Bolsista - CAPES Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções - CNPq

Jane Márcia Mazzarino, UNIVATES

Doutora em Ciências da Comunicação - UNISINOS Docente Permanente do PPG Ambiente e Desenvolvimento - UNIVATES Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções - CNPq

Luciana Turatti, UNIVATES

Doutora em Direito - UNISC Docente Permanente do PPG Ambiente e Desenvolvimento e Sistemas Ambientais Sustentáveis - UNIVATES Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções - CNPq

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Publicado

30-09-2018

Como Citar

Klunk, L., Mazzarino, J. M., & Turatti, L. (2018). O educador ambiental do Projeto Cultivando Água Boa da Bacia Hidrográfica do Paraná III. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(3), 10–25. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2620

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2018-07-06
Aceito: 2018-08-02
Publicado: 2018-09-30

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