Caracterização das pós-graduações lato sensu, na modalidade a distância, em Educação Ambiental no Brasil

Authors

  • Ivan Carlos da Costa Barbosa Docente do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos, Universidade Federal Rural da Amazônia Doutorando em Ciências Ambientais, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2610

Keywords:

Base de dados e-MEC. Educação à Distância. Curso de nível superior.

Abstract

A literatura não apresenta dados sobre o panorama dos cursos de pós-graduação em educação ambiental lato sensu, na modalidade à distância. O presente texto tem como finalidade realizar uma caracterização dos cursos cadastrados como ativos na base de dados do Ministério da Educação (e-MEC). Este estudo permitiu mostrar que nos últimos anos houve um aumento no numero de instituições de ensino superior que ofertam este tipo de curso. Os cursos com melhor desempenho se encontram nas regiões Sul e Sudeste, a natureza administrativa privada é a predominante. Espera-se, então, contribuir para a ampliação do conhecimento sobre as circunstâncias nas quais os cursos de especialização EAD em EA têm sido ofertados no Brasil.

Author Biography

  • Ivan Carlos da Costa Barbosa, Docente do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos, Universidade Federal Rural da Amazônia Doutorando em Ciências Ambientais, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará
    http://lattes.cnpq.br/3888979612130966

Published

2019-06-19

Issue

Section

Artigos

How to Cite

BARBOSA, Ivan Carlos da Costa. Caracterização das pós-graduações lato sensu, na modalidade a distância, em Educação Ambiental no Brasil. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 234–251, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2610. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2610. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2018-06-20
Accepted 2019-05-09
Published 2019-06-19