Práticas em Educação Ambiental voltadas à implementação do sistema de esgotamento sanitário de Presidente Médici (RO)

  • Naara Ferreira Carvalho de Souza Centro Universitário de Maringá - UniCesumar
  • Nara Luísa Reis de Andrade Universidade Federal de Rondônia
  • João Gilberto de Souza Ribeiro Universidade Federal de Rondônia
  • João Carlos Gomes Universidade Federal de Rondônia
  • Margarita Maria Dueñas Orozco Universidade Federal de Rondônia
  • Edilene da Silva Pereira Universidade Federal de Rondônia
Palavras-chave: Percepção Ambiental, Sistema de Esgoto, Transposição Didática.

Resumo

O estudo objetivou avaliar as práticas de Educação Ambiental realizadas por meio de um projeto de extensão universitária e investigar a percepção da população quanto às temáticas relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário implantado em Presidente Médici (RO). Para a análise de percepção ambiental foram aplicados questionários a estudantes de ensino médio, em etapas anterior e posterior à realização das atividades de Educação Ambiental. Foi identificado que estes possuíam conhecimento prévio sobre o tema, mas as atividades do projeto auxiliaram na compreensão da função do sistema de esgotamento sanitário. Ficou evidente a necessidade de um trabalho educativo contínuo quando se visa a adesão da população a projetos de saneamento.

Biografia do Autor

Naara Ferreira Carvalho de Souza, Centro Universitário de Maringá - UniCesumar
Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia. Pós-graduanda (especialização) em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário de Maringá.
Nara Luísa Reis de Andrade, Universidade Federal de Rondônia
Graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, mestre em Física Ambiental pela UFMT, Doutora em Física Ambiental pela UFMT. Atualmente é Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Departamento de Engenharia Ambiental, Campus Ji-Paraná.
João Gilberto de Souza Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia
Geógrafo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem especialização em Engenharia Sanitária e Tecnologia Ambiental (UFMG), mestrado e doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Escola de Engenharia da UFMG. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Departamento de Engenharia Ambiental, Campus Ji-Paraná.
João Carlos Gomes, Universidade Federal de Rondônia
Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Diamantino (FID), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Pós-Doutorado em Educação e Interculturalidade pela Universidade Católica Dom Bosco de Mato Grosso do Sul (UCDB/MS). É Professor e Pesquisador da Universidade Federal de Rondônia (UNIR),Campus Porto Velho, Departamento de Letras Libras.
Margarita Maria Dueñas Orozco, Universidade Federal de Rondônia
Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária UNIVERSIDAD DE LA SALLE (ULS), Colômbia. Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Rondônia,Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária. Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (UFMG). Professora do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Ji-Paraná.
Edilene da Silva Pereira, Universidade Federal de Rondônia
Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia(UNIR), com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA). Mestranda pelo programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais - PGCA UNIR/EMBRAPA (Strictu Sensu).
Publicado
2019-03-30
Como Citar
Souza, N. F. C. de, Andrade, N. L. R. de, Ribeiro, J. G. de S., Gomes, J. C., Orozco, M. M. D., & Pereira, E. da S. (2019). Práticas em Educação Ambiental voltadas à implementação do sistema de esgotamento sanitário de Presidente Médici (RO). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(1), 275-294. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2604
Seção
Relatos de Experiências