A utilização de artigos científicos na execução de projetos de Educação Ambiental: a microbacia hidrográfica do córrego Imbirussu, Campo Grande (MS)

Autores

  • Rennan Vilhena Pirajá Uniderp - Anhanguera
  • Arão Davi Oliveira Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2599

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Metodologias Ambientais, Microbacias Hidrográficas.

Resumo

Este artigo tem por objetivo propor uma metodologia para elaboração de projetos de educação ambiental (EA) para escola regular a partir de artigos científicos que apontem impactos ambientais em microbacias hidrográficas urbanas. Apontar a fundamentação teórica e legal para planejar e executar projetos de EA em escola regular a partir de conhecimentos científicos. Utilizamos a pedagogia crítica de Paulo Freire como fio condutor dessa pesquisa, tendo em vista que seus estudos nos auxiliam a pensar numa perspectiva de autonomia cidadã, que propõe a educação libertadora, no sentido de que podemos transformar a realidade que nos rodeia. Sendo assim, socializamos conhecimentos científicos publicados em artigos científicos na comunidade escolar através de projeto de EA. Os resultados alcançados apontam uma multiplicação das possibilidades de metodologias ambientais existentes para elaboração e execução de práticas educativas em comunidades que habitam áreas de microbacias hidrográficas impactadas através da escola. Constatamos que existem legislações suficientes para fundamentar e executar projetos de EA em escolas. Percebemos que a utilização da metodologia desenvolvida neste artigo foi relevante para a preservação do meio ambiente, tendo em vista que promovemos a aproximação de estudantes aos conhecimentos científicos produzidos e publicados em periódicos sobre o meio ambiente no qual estão inseridos, permitindo que os estudantes ressignificassem seu entendimento e prática socioambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Pirajá, R. V., & Oliveira, A. D. (2018). A utilização de artigos científicos na execução de projetos de Educação Ambiental: a microbacia hidrográfica do córrego Imbirussu, Campo Grande (MS). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(4), 355–368. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2599

Edição

Seção

Artigos
Recebido em 2018-06-05
Aceito em 2018-09-27
Publicado em 2018-12-30