Educação Ambiental com estudantes e famílias na gestão dos resíduos sólidos urbanos

Autores

  • Adir Silvério Cembranel Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
  • Mafalda Nesi Francischett Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
  • Carla Regina Rodrigues Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2594

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Resíduos Sólidos Urbanos, Educação Ambiental, Atividades Escolares Lúdicas.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar como a Educação Ambiental − EA, direcionada a Resíduos Sólidos Urbanos − RSU, influencia os estudantes e as suas famílias. A pesquisa ocorreu com 147 estudantes e 25 famílias de uma escola de ensino fundamental, no município de Manfrinópolis/PR. Na primeira etapa foram realizados levantamentos quantitativos e qualitativos dos RS gerados na escola e nas famílias e a análise das respostas a um questionário que buscou identificar o conhecimento dos sujeitos a respeito do tema. Na segunda etapa foram realizadas atividades de EA. Na terceira ocorreram novamente os levantamentos qualitativos e quantitativos dos RSU e a aplicação do questionário. A EA não teve resultado positivo entre as famílias, no entanto na escola ocorreu expressiva melhoria na gestão dos resíduos.

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Publicado

30-03-2019

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

CEMBRANEL, Adir Silvério; FRANCISCHETT, Mafalda Nesi; RODRIGUES, Carla Regina. Educação Ambiental com estudantes e famílias na gestão dos resíduos sólidos urbanos. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 14, n. 1, p. 171–185, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2594. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2594. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-05-30
Aprovado 2019-02-13
Publicado 2019-03-30