Avaliação da influência de atividades de Educação Ambiental na melhoria da coleta seletiva em uma instituição de ensino

  • Ana Carolina Moraes Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • André Geraldo Cornélio Ribeiro Universidade Federal de Lavras
  • Magda Carvalho Pires Universidade Federal de Minas Gerais
  • Felipe Amourim Sousa Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Resíduos Sólidos, Reciclagem, Educação Ambiental.

Resumo

As instituições de ensino impactam significativamente o meio onde estão inseridas, devido à natureza de suas atividades. Objetivou-se avaliar a influência de uma intervenção educacional na eficiência de um programa de coleta seletiva já implantado. O resultado mostra que há uma melhoria nos resultados dos questionários e descarte de resíduos recicláveis realizado pela comunidade acadêmica. Logo, foi possível concluir que a intervenção educacional proposta teve impacto positivo na percepção ambiental e na segregação de resíduos recicláveis. Sendo assim, ressalta-se a importância de o PCSS estar associado a programas de Educação Ambiental, com foco contínuo em atividades que estimulem a participação de toda a comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

Ana Carolina Moraes Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
Engenheira Ambiental e professora no IF SUDESTE MG - campus Barbacena na área de saneamento ambiental.
André Geraldo Cornélio Ribeiro, Universidade Federal de Lavras
Professor na Universidade Federal de Lavras, departamento de Engenharia Ambiental.
Magda Carvalho Pires, Universidade Federal de Minas Gerais
Professor na Universidade Federal de Minas Gerais, departamento de Estatística.
Felipe Amourim Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduando em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Publicado
2019-03-30
Como Citar
Campos, A. C. M., Ribeiro, A. G. C., Pires, M. C., & Sousa, F. A. (2019). Avaliação da influência de atividades de Educação Ambiental na melhoria da coleta seletiva em uma instituição de ensino. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(1), 456-477. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2592
Seção
Relatos de Experiências