Projetos de Educação Ambiental escolar: uma proposta de avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2590

Palavras-chave:

Avaliação, Educação Ambiental Escolar, Projetos de Aprendizagem, Perspectiva Crítica.

Resumo

Este estudo teve o objetivo de construir, validar e pré-testar um instrumento de avaliação, para ser aplicado a projetos escolares de Educação Ambiental. Teve como referência a Legislação de Educação Ambiental escolar e duas perspectivas teóricas que tratam, respectivamente, de projetos de aprendizagem e da Educação Ambiental crítica. O instrumento criado foi uma Lista de Verificação, avaliado por 12 especialistas das áreas de avaliação, educação e Educação Ambiental. Entre os resultados destacam-se: o instrumento é adequado para avaliar projetos escolares de Educação Ambiental, sendo válido, portanto, para ser aplicado em escolas de Ensino Fundamental. O instrumento, por conter orientações relevantes, revelou ser também um guia na elaboração de projetos escolares de Educação Ambiental.

Biografia do Autor

  • Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Fundação Cesgranrio / RJ
    Professora aposentada da Faculdade de Educação - UFRJ; Docente do PPGE da Universidade Estácio de Sá (2000-2014). Atualmente Docentes Adjunta do Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio _ RJ
  • Cláudia Correia do Rego Monteiro, Colégio Pedro II, Campus Humaitá II.

    Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula; especialista em Educação Ambiental pela PUC - Rio; Mestre em Avaliação; professora de Ciências e Biologia no Colégio Pedro II; Diretora Pedagógica no Colégio Pedro II, Campus Humaitá II.

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Publicado

30-03-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Projetos de Educação Ambiental escolar: uma proposta de avaliação. (2019). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(1), 439-455. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2590