Utilização de hortas verticais como instrumento de Educação Ambiental não formal

Autores

  • Allan Guilherme Rodrigues de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2582

Palavras-chave:

Hortas Verticais, Educação Ambiental, Educação não formal.

Resumo

Este estudo resulta das ações do Projeto de Pesquisa Verticalizando, que consiste na utilização de hortas verticais para avaliar a educação ambiental em escolas do ensino fundamental. A partir dessa abordagem, o trabalho se dedica a verificar a eficiência do uso de hortas verticais como instrumento de Educação Ambiental não formal, de forma que a dinâmica utilizada nessa metodologia possa alavancar a consciência ambiental da sociedade, fazendo com que haja maior contato entre o homem e a natureza. Essa técnica é amplamente utilizada pelos projetos de educação ambiental, visto que é possível explorar diversos temas ambientais por ela. Nesse contexto o artigo evidenciará as vantagens da utilização deste instrumento e como o mesmo pode ser uma importante ferramenta de aprendizagem de Educação Ambiental não formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Guilherme Rodrigues de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Allan Guilherme Rodrigues de Souza é Técnico em Administração pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RJ (2013). Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro - FAETERJ (2017). Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pós-Graduando em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade pelo Instituto ProMinas (Faculdade Única). Possui 6 trabalhos publicados em anais de eventos científicos. Possui 4 itens de produção técnica. Participou e/ou organizou 15 eventos de pesquisa, extensão e ensino. Foi Secretário executivo da Associação dos Gestores Ambientais do Estado do Rio de Janeiro - Anagea/RJ (2016-2017). Foi Estagiário do Museu de solos do Brasil da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2014-2016). Coordenou o projeto de pesquisa Verticalizando - Educação Ambiental - (2015). Desenvolve trabalhos de extensão, pesquisa e ensino, nas seguintes áreas: Agronomia - Ciência do Solo, Educação Ambiental, Economia e Energia - Energias renováveis e a Matriz Energética Brasileira.

Downloads

Publicado

30-06-2018

Como Citar

Souza, A. G. R. de. (2018). Utilização de hortas verticais como instrumento de Educação Ambiental não formal. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(2), 388–395. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2582

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2018-05-09
Aceito: 2018-05-28
Publicado: 2018-06-30