Utilização de hortas verticais como instrumento de Educação Ambiental não formal

Autores

  • Allan Guilherme Rodrigues de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2582

Palavras-chave:

Hortas Verticais, Educação Ambiental, Educação não formal.

Resumo

Este estudo resulta das ações do Projeto de Pesquisa Verticalizando, que consiste na utilização de hortas verticais para avaliar a educação ambiental em escolas do ensino fundamental. A partir dessa abordagem, o trabalho se dedica a verificar a eficiência do uso de hortas verticais como instrumento de Educação Ambiental não formal, de forma que a dinâmica utilizada nessa metodologia possa alavancar a consciência ambiental da sociedade, fazendo com que haja maior contato entre o homem e a natureza. Essa técnica é amplamente utilizada pelos projetos de educação ambiental, visto que é possível explorar diversos temas ambientais por ela. Nesse contexto o artigo evidenciará as vantagens da utilização deste instrumento e como o mesmo pode ser uma importante ferramenta de aprendizagem de Educação Ambiental não formal.

Biografia do Autor

  • Allan Guilherme Rodrigues de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Allan Guilherme Rodrigues de Souza é Técnico em Administração pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RJ (2013). Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro - FAETERJ (2017). Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pós-Graduando em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade pelo Instituto ProMinas (Faculdade Única). Possui 6 trabalhos publicados em anais de eventos científicos. Possui 4 itens de produção técnica. Participou e/ou organizou 15 eventos de pesquisa, extensão e ensino. Foi Secretário executivo da Associação dos Gestores Ambientais do Estado do Rio de Janeiro - Anagea/RJ (2016-2017). Foi Estagiário do Museu de solos do Brasil da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2014-2016). Coordenou o projeto de pesquisa Verticalizando - Educação Ambiental - (2015). Desenvolve trabalhos de extensão, pesquisa e ensino, nas seguintes áreas: Agronomia - Ciência do Solo, Educação Ambiental, Economia e Energia - Energias renováveis e a Matriz Energética Brasileira.

Downloads

Publicado

30-06-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Allan Guilherme Rodrigues de. Utilização de hortas verticais como instrumento de Educação Ambiental não formal. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 2, p. 388–395, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2582. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2582. Acesso em: 12 jul. 2025.
Recibido 2018-05-09
Aprovado 2018-05-28
Publicado 2018-06-30