Contribuições para a coleta seletiva: estudo do descarte dos resíduos recicláveis e não recicláveis

Autores

  • Monise Terra Cerezini Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
  • Márcia Vilma Gonçalves de Moraes Universidade Paulista e Serviço Nacional do Comércio (Senac)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2577

Palavras-chave:

Coleta Seletiva, Resíduos Recicláveis, Resíduos Não Recicláveis.

Resumo

O estudo foi realizado em uma escola de cursos técnicos profissionalizantes, onde circulam cerca de cinco mil pessoas por dia. O objetivo do estudo foi quantificar os resíduos recicláveis e não recicláveis gerados na unidade e verificar o seu correto descarte. Para isso, foram coletadas duas amostras das lixeiras da área externa do local de estudo. Foi constatado que a instituição deixa de enviar para reciclagem 39,6 kg de plástico e 4,8 kg de alumínio/média/mês, porém envia para cooperativa de reciclagem cerca de 155,5 kg de resíduos orgânicos/média/mês. Os usuários da instituição não praticam o correto descarte dos resíduos sendo necessário a implementação de um programa de Educação Ambiental para contribuir com o processo de sensibilização quanto ao correto descarte e separação dos resíduos na fonte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monise Terra Cerezini, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Possui graduação em Ciências - Habilitação plena em Biologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá, mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP), com trabalhos na área de Ecologia de Paisagem no Laboratório de Ecologia Vegetal. Especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é aluna de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

30-12-2018

Como Citar

Cerezini, M. T., & Moraes, M. V. G. de. (2018). Contribuições para a coleta seletiva: estudo do descarte dos resíduos recicláveis e não recicláveis. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(4), 207–215. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2577

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2018-04-16
Aceito: 2018-11-21
Publicado: 2018-12-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)