Horta escolar: uma alternativa de Educação Ambiental, Alcântara (MA)

Autores

  • Celso de Almeida Ramos Secretaria de Educação do Estado do Maranhão
  • Lorran Andre Moraes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO -UEMA
  • Leilson Alves dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG
  • Maria de Fátima Veras UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUIÍ- UESPI

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2570

Palavras-chave:

Alcântara (MA), Educação Ambiental, Ensino, Práticas Diferenciais.

Resumo

O crescente desenvolvimento do consumismo e a exploração dos recursos naturais têm aumentado significativamente e, como consequência, a necessidade de formar indivíduos cada vez mais conscientes a respeito da preservação dos recursos naturais tem se tornado um imperativo na atualidade. Dessa forma, as questões ambientais vêm ganhando cada vez mais ênfase. A pesquisa traz como proposta um projeto de intervenção escolar como forma de promover a conscientização ambiental de alunos do Centro de Ensino em Tempo Integral Aquiles Batista Vieira, da cidade de Alcântara, no Maranhão, através da execução da disciplina eletiva intitulada: “Educação Ambiental na Horta Escolar”. Por meio desta disciplina, foi implantada uma horta escolar pelos próprios alunos, os quais puderam associar a prática à teoria e por fim apresentarem o que aprenderam durante o curso, por meio de uma culminância do projeto. Essa experiência trouxe aos educandos uma maior contextualização dos conhecimentos teóricos abordados em sala de aula e mostrou a horta escolar não só como uma simples forma de cultivo de hortaliças, mas também como um laboratório de aprendizagem de conhecimentos tão específicos que simples aulas teóricas não seriam capazes de promover.

Biografia do Autor

  • Celso de Almeida Ramos, Secretaria de Educação do Estado do Maranhão
    Graduado em Ciências Biológicas – UFPI. Pós graduado em Ciências Ambientais e Saúde –FAEME. Professor da rede Estadual de Educação do Estado do Maranhão
  • Lorran Andre Moraes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO -UEMA
    Bi - graduado em Ciências Biológicas UFPI, Universidade Federal do Piauí / UESPI, Universidade Estadual do Piauí. Mestrando em Biodiversidade, Meio Ambiente e Saúde - (CESC/UEMA). Especialista em Gestão Ambiental - (UESPI). Especialista em Educação Ambiental - (UESPI). Especialista em Biodiversidade e Conservação - (UESPI). Especialista em Gestão, Supervisão e Docência do Ensino Superior - (FAEME). Membro do grupo de Pesquisa - NUPEMAP - Núcleo de Pesquisa em Meio Ambiente e Paisagismo - (UESPI). E-mail - lorranbio@hotmail.com
  • Leilson Alves dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG
    Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais IGC-UFMG. Geógrafo docente,especialista em Gestão Ambiental.
  • Maria de Fátima Veras, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUIÍ- UESPI
    Bióloga. Dr. em Geografia. Professora assistente IV da Universidade Estadual do Piauí - UESPI

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Publicado

30-12-2018

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

RAMOS, Celso de Almeida; MORAES, Lorran Andre; SANTOS, Leilson Alves dos; VERAS, Maria de Fátima. Horta escolar: uma alternativa de Educação Ambiental, Alcântara (MA). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 4, p. 228–247, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2570. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2570. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-04-02
Aprovado 2018-11-21
Publicado 2018-12-30