O currículo como criação cotidiana: o vídeo como material didático de Educação Ambiental

Autores

  • Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo UniFOA SEEDUC-RJ http://orcid.org/0000-0002-9297-1263
  • Milena de Sousa Nascimento UniFOA Consórcio CEDERJ - Fundação CECIERJ
  • Isabela Mazza de Lima SEEDUC-RJ
  • Marcelo Paraíso Alves UniFOA IFRJ, campus Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2569

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Cotidiano, Redes de Conversações, Comunidade de Afetos, Criação de Vídeos.

Resumo

O presente estudo investigou a construção de conhecimentos de Educação Ambiental em uma escola pública em Volta Redonda/RJ. O seu objetivo principal foi visibilizar as ações socioambientais de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio e as narrativas do processo de criação de vídeos de Educação Ambiental. A pesquisa emerge dos Estudos do Cotidiano e tem como centralidade a teoria dos conhecimentos em redes. Metodologicamente, o trabalho utiliza o caderno de campo para descrever as redes de conversações constituídas no processo de pesquisa. Os dados produzidos permitiram perceber a fabricação singular de vídeos, a partir do estabelecimento da comunidade de afetos e da noção de currículo construído no cotidiano.

Biografia do Autor

  • Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo, UniFOA SEEDUC-RJ
    Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Professora Doc I da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, no município de Volta Redonda/RJ.
  • Milena de Sousa Nascimento, UniFOA Consórcio CEDERJ - Fundação CECIERJ
    Doutora em Ecologia. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Atua na Educação a Distância no Consórcio CEDERJ – Fundação CECIERJ.
  • Isabela Mazza de Lima, SEEDUC-RJ
    Mestra em Química Biológica (UFRJ). Bacharel em Biologia (UGB) e Licenciada em Ciências Biológicas (UFRJ). Professora Doc. I da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, no município de Volta Redonda/RJ.
  • Marcelo Paraíso Alves, UniFOA IFRJ, campus Volta Redonda
    Doutor em Educação. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Volta Redonda/RJ.

Downloads

Publicado

30-12-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUARDO, Janaína Rodrigues de Freitas Machado; NASCIMENTO, Milena de Sousa; LIMA, Isabela Mazza de; ALVES, Marcelo Paraíso. O currículo como criação cotidiana: o vídeo como material didático de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 4, p. 09–29, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2569. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2569. Acesso em: 19 jun. 2025.
Recibido 2018-03-29
Aprovado 2018-09-27
Publicado 2018-12-30