O currículo como criação cotidiana: o vídeo como material didático de Educação Ambiental

Autores

  • Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo UniFOA SEEDUC-RJ http://orcid.org/0000-0002-9297-1263
  • Milena de Sousa Nascimento UniFOA Consórcio CEDERJ - Fundação CECIERJ
  • Isabela Mazza de Lima SEEDUC-RJ
  • Marcelo Paraíso Alves UniFOA IFRJ, campus Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2569

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Cotidiano, Redes de Conversações, Comunidade de Afetos, Criação de Vídeos.

Resumo

O presente estudo investigou a construção de conhecimentos de Educação Ambiental em uma escola pública em Volta Redonda/RJ. O seu objetivo principal foi visibilizar as ações socioambientais de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio e as narrativas do processo de criação de vídeos de Educação Ambiental. A pesquisa emerge dos Estudos do Cotidiano e tem como centralidade a teoria dos conhecimentos em redes. Metodologicamente, o trabalho utiliza o caderno de campo para descrever as redes de conversações constituídas no processo de pesquisa. Os dados produzidos permitiram perceber a fabricação singular de vídeos, a partir do estabelecimento da comunidade de afetos e da noção de currículo construído no cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo, UniFOA SEEDUC-RJ

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Professora Doc I da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, no município de Volta Redonda/RJ.

Milena de Sousa Nascimento, UniFOA Consórcio CEDERJ - Fundação CECIERJ

Doutora em Ecologia. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Atua na Educação a Distância no Consórcio CEDERJ – Fundação CECIERJ.

Isabela Mazza de Lima, SEEDUC-RJ

Mestra em Química Biológica (UFRJ). Bacharel em Biologia (UGB) e Licenciada em Ciências Biológicas (UFRJ). Professora Doc. I da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, no município de Volta Redonda/RJ.

Marcelo Paraíso Alves, UniFOA IFRJ, campus Volta Redonda

Doutor em Educação. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Volta Redonda/RJ.

Downloads

Publicado

30-12-2018

Como Citar

Eduardo, J. R. de F. M., Nascimento, M. de S., Lima, I. M. de, & Alves, M. P. (2018). O currículo como criação cotidiana: o vídeo como material didático de Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(4), 09–29. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2569

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2018-03-29
Aceito: 2018-09-27
Publicado: 2018-12-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)